3 Dicas de estratégias eficazes de marketing digital para bares e restaurantes

Dizem que o setor gastronômico é um dos mais difíceis de entrar, e muito menos prosperar. Os pequenos empresários já enfrentam uma batalha árdua, pois quase 50% deles falham nos primeiros cinco anos. Se as chances de dar errado são tão grandes, como você pode trazer as probabilidades a seu favor?


A chave para qualquer negócio de sucesso é saber como comercializar para o seu público. Você precisa responder a perguntas importantes como "Como minha comunidade saberá que eu existo?" e "Como posso atrair pessoas para o meu bar/restaurante?"


Suas respostas estão no marketing digital. Embora exista alguma validade nos meios tradicionais de publicidade, como distribuição de folhetos, serviços de mala direta e comerciais de rádio, o mundo se tornou amplamente digital. Se você não tem uma presença online, é melhor fechar a loja, caso não queira investir, aceite fazer parte dos 50% que irão fechar em até 5 anos.


Se você ainda não entende ou não sabe como começar, não se preocupe, estou aqui para te ajudar! Continue lendo e entenda algumas estratégias de marketing digital para a sua empresa.


1. Aperfeiçoe seu site


Primeiro, mesmo que você possua um restaurante, bar ou cervejaria local que não seja digital, sua loja não é mais a cara da sua empresa. Quando 88% dos consumidores acessam online produtos e serviços de pesquisa, eles julgam a credibilidade de uma empresa com base em seu site acima de tudo. Se o site do seu restaurante deixar algo a desejar, é provável que eles retornem ao site de buscas (como o Google) para encontrar um que eles gostem mais.


Seu site precisa ser profissional, funcional e fácil de usar. Os clientes em potencial precisam poder navegar no seu site intuitivamente para encontrar itens como menus, horário de funcionamento e seu endereço. Além disso, lembre-se de que a maioria das pessoas usa seu smartphone para pesquisar coisas como essa, independentemente de estarem em casa, no carro, no trabalho etc. - seu site deve ser otimizado para dispositivos móveis.


Por fim, invista tempo e dinheiro em fotos profissionais do espaço do seu restaurante, alimentos que você oferece e sua equipe. A comida parecerá mais apetitosa e sua equipe parecerá mais profissional. Proporcione aos clientes em potencial uma sensação de intimidade com seu restaurante, mesmo antes deles visitarem.


2. Foco no SEO local


Uma das etapas mais importantes do marketing digital é aperfeiçoar a otimização do mecanismo de pesquisa. SEO é um termo utilizado para se referir a obtenção de tráfego para seu site e, finalmente, clientes em seu estabelecimento. Quando alguém digita "Restaurantes italianos (ou o que for) perto de mim", sua classificação de SEO determina com que rapidez eles o encontrarão.


Sejam pessoas locais ou viajantes, você precisa garantir que o SEO do seu site o torne um ponto de acesso local. Você pode impulsionar seu SEO executando as seguintes ações:


- Crie um blog em seu site, cheio de conteúdo atraente e relevante;

- Verifique se todas as páginas do seu site utilizam palavras-chave locais e outras formas de codificação de SEO (metadados incorporados em fotos, vídeos, títulos etc.);

- Use links internos (para outras páginas do seu site) e links externos (para sites afiliados, fontes de dados etc.);

- Crie uma conta do Google Meu Negócio;

- Verifique se suas informações de contato e endereço estão listados várias vezes e se estão fáceis de encontrar;


Como você pode ver, se você é novo no SEO, pode ser uma curva de aprendizado acentuada. Procure se informar sobre SEO ou procure serviços profissionais se precisar de ajuda.


3. Ganhe seguidores nas mídias sociais


Ter um site repleto de códigos de SEO é ótimo (e necessário). No entanto, existem algumas maneiras mais proativas de você também direcionar tráfego para o seu site.


O marketing digital sem uma estratégia de mídia social é loucura. Você pode reunir um número de pessoas que são atraídas pelo seu restaurante e provavelmente são clientes recorrentes, mas a mídia social também oferece oportunidades eficazes de networking. A melhor parte é que você tem muitas opções para campanhas publicitárias gratuitas e pagas.


Por exemplo, você pode comercializar gratuitamente nas mídias sociais, organizando sorteios ou competições que oferecem refeições gratuitas, cartões-presente ou até prêmios em dinheiro para os vencedores. A chave é usar a competição para ampliar seu alcance, incentivando os usuários a curtir, comentar e compartilhar suas postagens. Por sua vez, seus seguidores verão suas atividades, serão expostos à competição e provavelmente começarão a seguir seu perfil para concorrer a prêmios também.



Como alternativa, você pode procurar no marketing de mídia social pago, que permite escolher quanto gasta por dia com sua campanha e com seu público-alvo (com base em idade, sexo, local e muito mais). Isso também vem com a vantagem de dados analíticos que detalham o sucesso e o desempenho dos seus anúncios. Você poderá ver o desempenho de cada anúncio em termos de engajamento (cliques no link, curtidas, seguidores, compartilhamentos, comentários) para ajudá-lo a ajustar seus anúncios.


Procurando mais ajuda com Marketing Digital ?


Possuir um restaurante de sucesso não é como costumava ser. Ao mesmo tempo, desde que a comida e o serviço fossem bons, você poderia montar uma loja na esquina e fazer negócios por anos. No entanto, é preciso um pouco mais de interação na maneira como você comercializa e se envolve com a comunidade.


A curva de aprendizado do marketing digital para negócios da gastronomia é íngreme, mas podemos ajudar. Se você tiver alguma dúvida sobre agências digitais, entre em contato conosco e retornaremos o mais breve possível.


#marketingdigital #marketinggastronomico #gastronomia #bar #restaurante

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014