• Amaury Junior

504 anos da Lei da Pureza Alemã

Você provavelmente, já deve ter escutado falar da Reinheitsgebot (Lei da Pureza da Cerveja). Aclamada pelos puristas como sinal de qualidade e que completa seus 504 anos hoje; a lei aplicada em 23 de abril de 1516 que se estendia por toda a região da Baviera (lembrando que a lei era válida apenas nesta região e não no resto do mundo) e estabelecida pelos duques Guilherme IV e Luis X; visava regular o preço de venda da cerveja, assim, como os ingredientes a qual ela era produzida, onde seria permitido apenas malte, água e lúpulo. A levedura foi anexada anos a frente, pois ainda não se tinha conhecimento do processo da fermentação, que era considerado algo divino.


Porém, historicamente falando, muito antes de 1516, certas limitações já tinham sido estabelecidas para limitar o uso de ingredientes na cerveja. Em 1447 na cidade de Munique foi regulamentado que apenas água, malte e lúpulo poderiam ser usados e em 1487 o duque Alberto IV (pai de Guilherme IV) fez com que os cervejeiros de Munique fizessem um juramento público em que obedeceriam esta lei, o que mais tarde ajudou na promulgação da lei de 1516.


Um dos principais culpados por restringir apenas ao uso de malte de cevada na cerveja, foi o trigo, pois o seu uso excessivo na produção, fazia com que o preço do pão subisse. Outro fato curioso, é que a família do Palácio Eggenberg, detinha o monopólio das cervejas de trigo e a família do duque Guilherme IV, da casa Wittelsbach, queria aplicar-lhes um golpe. Já o lúpulo, era considerado um ingrediente mais puro, diferente do gruit utilizado (mistura de várias ervas) que gerava vários tipos de efeitos psicodélicos considerados contrários ao movimentos impostos pela igreja.

A lei atualmente não tem o mesmo peso que se tinha em sua época, apesar de ainda muito utilizada a risca por algumas cervejarias dentro e fora da Alemanha, como a brasileira Eisenbahn por exemplo.



Quer saber mais sobre o mundo da cerveja e suas curiosidades? Continue acompanhando o site e as páginas no Instagram @cervejaemfoco e @respirandocerveja, para mais informações nesse mundo de água, malte, lúpulo, levedura e um pouco mais!


#reinheitsgebot #purezalema #alemanha #cerveja #biere #cervejaemfoco #malte #lupulo #água #levedura

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014