A sua versão alcoolizada pode ser a sua versão verdadeira!

Quem você se torna quando bebe um pouco além da conta? Talvez você seja o animado da festa, dançando nas mesas e cantando a plenos pulmões. Talvez você seja a rainha do drama, ficando com os olhos marejados e excessivamente emocional com um texto que você enviou a seu ex dois meses atrás. Talvez você seja um raio de sol, elogiando as roupas de todos no bar e insistindo para que todos saiam com você em algum momento. Segundo a pesquisa, o seu alter ego bêbado não é uma identidade separada. Esse é o seu verdadeiro eu.

Se você tem idade legal para beber, temos novidades – notícias que você está pronto para lidar ou não. A pesquisa diz que o seu “eu bêbado” provavelmente não está tão longe da personalidade que você realmente possui. Embora possa parecer uma pessoa completamente diferente, quando você está ficando bêbado, um estudo de 2017 publicado na Clinical Psychological Science descobriu que sua personalidade bêbada não difere da sua sóbria. Basicamente, você é sempre aquela pessoa especial, única e maravilhosa, não importa quantas doses de tequila você acabou tomando no seu aniversário.

Para o estudo, os pesquisadores da Universidade do Missouri e da Universidade de Purdue procuraram descobrir se “personalidades bêbadas” são uma coisa diferente da versão sóbria ou não. Eles testaram especificamente se “as diferenças entre a expressão da personalidade sóbria e alcoolizada podem ser observadas de forma confiável” pelos amigos durante alguns jogos com bebidas. Duas semanas antes do experimento, os pesquisadores fizeram os 156 participantes completarem pesquisas descrevendo suas personalidades sóbrias e alcoolizadas. Em seguida, a equipe deu bebida para metade dos participantes, em seguida, juntaram-se aos seus amigos no laboratório para jogar jogos destinados a trazer diferentes traços de personalidade. Os bebedores classificaram seus próprios traços de personalidade no momento da sessão, enquanto avaliadores treinados (e sóbrios) avaliaram os mesmos traços. Enquanto os bebedores notaram diferenças de personalidade em si mesmos enquanto estavam bêbados, os espectadores sóbrios não viam grandes diferenças entre suas personalidades sóbrias e bêbadas. Exceto por uma coisa: as bebidas tornaram os participantes mais extrovertidos. Obviamente.

“Ficamos surpresos ao encontrar tal discrepância entre a percepção dos bebedores de suas próprias personalidades induzida pelo álcool e como os observadores perceberam”, disse o principal autor Rachel Winograd, um cientista da Universidade de Missouri, em um comunicado de imprensa . “Os participantes relataram que experimentam diferenças em todos os fatores do Modelo dos Cinco Fatores de personalidade , mas a extroversão foi o único fator robusto percebido como diferente entre os participantes alcoolizados e aqueles em condições sóbrias.”

Por que você se sente um ser completamente diferente quando está um pouco alcoolizado? Provavelmente seja apenas o efeito placebo. Se você tem em mente que a tequila deixa você louco ou o vinho te deixa emocionado, você fará com que essas expectativas se tornem realidade por conta própria. É só a sua mente fazendo você acreditar que pode mudar após alguns copos a mais de bebida.

A sua versão alcoolizada pode ser a sua versão verdadeira! (Imagem: Reprodução)

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014