A verdadeira história da Radler

O que um alemão faz quando ele quer uma cerveja de baixo teor alcoólico, mas não quer recorrer a uma cerveja “light”? Sim, eles fazem um drinque chamado de Radlermass ou Alsterwasser (seu nome alemão do norte) – um drinque que possui 50% de cerveja Pilsen ou Helles com a adição de 50% de limonada ou refrigerante de limão. Esta bebida é oriunda da Bavária, no início do século 20, mas, agora a mistura pode ser encontrada em garrafa ou lata em toda Alemanha. No Brasil a Heineken fez uma imitação do drinque, usando uma de suas cervejas do estilo Standard American Lager, a Kaiser.

Radler e Alsterwasser

Radlermass ou Alsterwasser Quando você tiver a oportunidade de viajar para a Alemanha, tente experimentar um Radlermass, se estiver no sul do país ou um Alsterwasser, se você estiver no norte. Desta forma você poderá dizer que conseguiu saborear a história peculiar deste drinque.

O drinque foi inventado por Franz Xaver Kugler, ele era o gerente da sua própria taberna, o Kugler Alm, no final do século XIX em um pequeno lugar chamado Deisenhofen, cerca de 12 milhas de Munique. Após a Primeira Guerra Mundial, andar de bicicleta tornou-se um passatempo popular na Alemanha, Herr Kugler organizou a construção de uma trilha de bicicleta pela floresta, partindo de Munique direto para o seu estabelecimento. Ele não estava preparado para o que os empresários chamam de “risco up-side”, em um belo sábado de junho de 1922, cerca de 13.000 ciclistas desceram a trilha até Kugler Alm para beber cerveja.

O Kugler Alm sem cerveja teria sido uma catástrofe! Herr Kugler teve uma ideia brilhante, ele tinha várias garrafas de refrigerante de limão em sua adega, uma bebida que tinha provado ser praticamente invendável ​​ao seu público “bávaro-beerlovers”, para salvar o dia e livrar-se do que ele considerava um estoque inútil, ele misturou este refrigerante de limão com o restante da sua cerveja em uma proporção de 50/50 e declarou com orgulho que ele tinha inventado essa mistura deliberadamente apenas para os ciclistas, pois ao consumir o drinque não iriam cair de suas bicicletas a caminho de casa. Ele chamou a mistura de um Radlermass (Radler significa ciclista em alemão, Mass significa um litro de cerveja).

O “Litro do ciclista” do Sr. Kugler rapidamente se tornou tão popular em Munique que outros Biergardens viram-se obrigados a oferecer a mesma mistura. A nova bebida se tornou um sucesso duradouro e hoje em dia você ainda pode comprar Radlermass em lojas de cerveja em toda a Alemanha, e o Kugler Alm ainda está firme e forte no mesmo lugar.

Os alemães da região norte não quiseram ser superados por seus companheiros da Baviera e criaram sua própria versão do Radlermass, mas, é claro, eles tiveram que mudar o nome, batizando o drink de Alsterwasser, assim chamado o pequeno Rio Alster que flui através do centro de Hamburgo e deságua no rio Elbe.

Fora da Alemanha, local onde a bebida é vendida pronta, você só poderá consumir se misturar em casa.

Compre uma cerveja Pilsen, Dortmund ou Helles e algumas latas de refrigerante de limão. Misture os dois em porções iguais em um jarro e mexa, você estará provando a bebida elaborada por Kugler da mesma forma que foi elaborada da primeira vez em 1922.

#Alemanha #Alsterwasser #Radler #Radlermass

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014