Ambev cria projeto para incentivo de consumo consciente

A fabricante de bebidas Ambev acaba de anunciar a meta de ajudar 2,5 milhões de brasileiros a reduzirem o consumo excessivo de álcool até 2022, além de lançar uma plataforma de moderação que coloca o consumidor como centro da mudança do comportamento.


O desenvolvimento da Plataforma de Moderação, que tem como objetivo servir como ferramentas de ensino para que as pessoas compreendam suas relações com o álcool a partir de cinco comportamentos, sendo eles: autoconhecimento, contar doses, planejar o consumo, hidratar-se e diversificar o consumo. Na plataforma haverá um teste que ajuda os consumidores a entender seus hábitos para ter um consumo moderado.


De acordo com pesquisadores, a melhor maneira de se trabalhar o consumo prejudicial do álcool é através da identificação do nível de consumo de uma pessoa e a partir disso, ensiná-la e motivá-la a beber de maneira moderada. Pensando nisso, recentemente, a Ambev contratou a empresa Toluna para realizar uma pesquisa de mercado que busca entender as mudanças nos hábitos de consumo de álcool dos brasileiros durante a quarentena.


De acordo com o estudo, o consumo excessivo de álcool em um curto período, prática conhecida como BINGE e que pode trazer efeitos de embriaguez, caiu durante o isolamento social no Brasil. O levantamento, realizado em julho, mostrou que a maioria dos brasileiros disse não ter aumentado o consumo de álcool no período da quarentena: 30% reduziram o consumo de bebidas alcoólicas e 41% disseram ter mantido os mesmos hábitos, sendo que 42% dos brasileiros estão controlando as bebidas alcoólicas como um novo hábito de saudabilidade, enquanto 65% disseram ter bebido menos para cortar gastos.


“Não temos interesse no lucro proveniente do consumo indevido dos nossos produtos. Esperamos que essa próxima etapa da nossa plataforma de consumo responsável tenha um grande impacto social positivo, pois queremos ajudar as pessoas a conhecerem seus limites e reduzirem o excesso no consumo de álcool”, conta Anna Paula Alves, responsável pela área de consumo inteligente da Ambev.

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014