• Maria da Hora

Batata rústica com coentro

Essas batatas na verdade são assadas e cobertas com coentro, semente de erva doce, tomilho e um pouco de alecrim. São perfeitas com cervejas do estilo Witbier ou Saison, porquê elas fazem ELO com os sabores das cerveja.


Ingredientes

1 colher (sopa) de semente de coentro

Uma pitada de semente de erva doce (cerca de 6-7)

1 kg de batata

Azeite para regar

Um bom punhado de tomilho fresco e/ou tomilho-limão

3 dentes de alho inteiros

Sal e pimenta (a gosto) do reino moída na hora

Alecrim (a gosto) para salpicar depois que assar


Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200ºC.

  2. Coloque as sementes de coentro e de erva doce em uma panela seca e aqueça em fogo baixo-médio por alguns minutos, sem queimar.

  3. Moa grosseiramente as sementes no almofariz ou use um moedor de pimenta.

  4. Corte as batatas em palitos grossos (gosto de deixá-las com casca, mas pode descascá-las, se preferir). Coloque em uma assadeira e regue com azeite suficiente para recobrir sem encharcar.

  5. Salpique dois terços da mistura de sementes sobre as batatas, tempere com sal e pimenta e acrescente o tomilho. Pressione a base da mão sobre os dentes de alho para abri-los e coloque-os na assadeira.

  6. Misture as batatas e os temperos - acho mais fácil fazer isso com as mãos. Asse por cerca de 40 minutos (vire-as após 30 minutos), ou até dourarem e ficarem crocantes. Adicione o restante da mistura de sementes para temperar antes de servir e salpique o alecrim para enfeitar o prato. Elas ficam ótimas acompanhadas de uma colherada de maionese de limão.

Rende 4 porções.




©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014