Bifanas à moda do Porto, mas com cerveja!

Essa é uma receita de um sanduíche português. Uma bifana é um um bife de porco servido dentro de um pão francês com molho picante.


Esta receita é à moda do Porto porquê muitos locais na cidade vendem a bifana fatiada em tiras finas, diferente do restante do país, que vende o bife inteiro.


Provável que você compre os bifes de porco inteiros, então recomendo que você deixe eles no congelador até que comecem a entrar em ponto de congelamento, nesse instante você retira e corta a carne em tiras bem finas, deste modo é mais fácil e você conseguirá fazer cortes quase transparentes na carne, o ideal é fazer a carne no mesmo corte que é servido o carpaccio. É importante que a bifana esteja muito bem fatiada para aderir ao sabor do molho com maior facilidade.


Os portuenses servem a bifana no tradicional molete, o nosso tradicional pão francês.


É claro que podem servi-las sem pão, como refeição principal, com arroz ou batata frita. Terão todo o sabor, mas já não serão verdadeiramente à moda do Porto!


Ingredientes


500 g de bife de porco (bifanas)

100 ml de azeite

5 dentes de alho

1 colher de sopa de pimentão doce ou colorau

Pimenta branca moída na hora

2 ou 3 folhas de louro pequenas

200 ml de vinho branco

200 ml de cerveja Blond Ale

2 colheres de sopa de molho inglês

1 limão pequeno ou metade de 1 limão médio

Sal grosso

Molho picante (opcional)

4 pães franceses


Modo de Preparo


Corte a carne em tiras grossas, no sentido do comprimento, e congele. Quando estiver quase congelada use uma faca muito bem afiada para cortar toda a carne em lascas muito finas. Coloque numa tigela e deixe descongelar totalmente.


Coloque num tacho o azeite, os dentes de alho laminados finamente, o pimentão doce, a pimenta e o louro. Misture, leve ao fogo e deixe que o alho frite um pouco para liberar aroma, sem deixar queimar.

Junte o vinho e a cerveja, o molho inglês, o molho picante, se usar, e uma pitada de sal.


Quando levantar fervura, junte as lascas de carne descongeladas, envolva bem no molho, regue com suco de meio limão e coloque a raspa da casca da mesma metade na fervura final.


Deixe cozinhar, tapado, em fogo muito brando durante cerca de 45 minutos se em algum momento verificar que precisa de mais molho, junte mais um pouco de cerveja ou de vinho branco. Este molho não leva nenhuma água!


No final prove o molho e retifique os temperos, se necessário.


Observações


Use metade de um limão pequeno no molho. Se o limão for grande use um quarto. Um pedaço muito grande pode deixar o molho amargo.


Se duplicar ou triplicar a receita reduza nas quantidades de azeite e dos restantes líquidos, para não ficar com muito molho e nunca coloque mais do que meio limão no molho.


Se deixar a carne congelar totalmente e tiver dificuldade em cortar com uma faca, aguarde até que a carne descongele ligeiramente e aí será muito mais fácil de cortar.

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014