• Amaury Junior

Brownie com cerveja

Assim como o titulo já diz, hoje é dia de algo clássico e nada melhor do que um maravilhoso Brownie pra começar a segunda-feira! E como toda boa receita que nós postamos aqui, obviamente essa não seria diferente e sim, ela faz uso de cerveja na sua composição e a cerveja que eu utilizei nesta receita, foi uma Pastry Stout da cervejaria 5Elementos (lembrando que você pode usar outros tipos de Stout caso preferir).


Mas o que é um Brownie e como ele surgiu?


O Brownie assim como você já conhece, é um famoso bolo "batumado", ou seja, um bolo que não cresce; ele é feito com bastante chocolate e alguns clássicos levam nozes e castanhas na sua composição e segundo o livro “Larousse Gastronomique”, a primeira receita apareceu por volta de 1896. Também acredita-se em uma lenda, que foi apenas uma dona de casa que esqueceu o fermento na receita e pronto, temos o que conhecemos como Brownie!


Sobre a cerveja:


Coffe and Pancake Brunch Stout é o nome da Imperial Oatmeal Stout da cervejaria cearense 5Elementos e assim como o nome já diz, ela é literalmente um café da manhã! Com adição de café, lactose, xarope de malte e dona de um corpo aveludado e uma potencia alcoólica de 12% ABV, a cerveja foi criada para levar o consumidor para um café da manhã tipicamente americano. E sem dúvidas ela ficaria sensacional em um Brownie, não?



Receita:


  • 200g de chocolate meio amargo

  • 150g de manteiga sem sal

  • 250g de açúcar

  • 3 ovos

  • 30g de cacau em pó

  • 200g de farinha de trigo

  • 3/4 de xícara de cerveja Stout da sua escolha

  • 1 pitada de sal



Modo de preparo:


Inicie derretendo o chocolate com a manteiga até ficar bem homogêneo, depois coloque o açúcar peneirado e mexa bem, logo após adicione os ovos e mexa de novo; adicione o cacau e logo após a farinha, ambos peneirados. A farinha pode ser adicionada aos poucos, coloque um pouco e misture e assim por diante até ter colocado ela toda. E para finalizar, coloque a cerveja e a pitada de sal, mexa bem e ponha o Brownie em uma forma com papel manteiga e leve ao forno em 200ºC por aproximadamente 20~25 minutos.


Dica: uma das formas de ver o ponto, é espetar ele com uma faca e ela sair mais ou menos limpa, o centro pode estar meio mole, mas ele ira firmar depois de esfriar


Gostou de mais uma receita com cerveja? Continue acompanhando o site e as páginas no Instagram @cervejaemfoco e @amauryjr.sommelier , para mais informações nesse mundo de água, malte, lúpulo, levedura e um pouco mais!


#beer #cerveja #stout #receita #brownie #gastronomia #doce #chocolate

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014