• Maria da Hora

Carbonade bovina

A Carbonade é um ensopado de carne ou o clássico guisado Belga, uma receita originária da Bélgica que também é conhecido como Carbonade Flamande.

É um tradicional ensopado de carne agridoce, cozido com cerveja ao invés de vinho tinto, temperado com tomilho, louro e mostarda, geralmente servido com batata frita ou pão e claro, acompanhado de uma cerveja para harmonizar.

Este é um excelente prato para servir nos dias frios.



Ingredientes

600-800 gr de miolo de acém cortado em cubos

500 ml de cerveja (red/bruin, dubbel ou gueuze belga)

3 cebolas médias, cortadas em fatias finas

3 dentes de alho, picados

15-30 ml de azeite

2 colheres de sopa de farinha de trigo temperada com sal e pimenta do reino moída

1-2 tablete de caldo de carne dissolvido em água quente

2 folhas de louro

4 galhinhos de tomilho fresco

1 colher de sopa de açúcar mascavo

1 colher de sopa de mostarda em grãos

1 xícara de salsinha picada, e mais para decorar

Sal e pimenta a gosto


Modo de Preparo


  1. Preaqueça o forno a 160º.

  2. Passe os pedaços de carne na farinha de trigo temperada antes de dourá-los na manteiga e no azeite (use uma panela com tampa que também possa ir ao forno). Retire a carne da panela e reserve.

  3. Refogue as cebolas na panela antes de juntar o alho, o tomilho e as folhas de louro. Adicione o caldo de carne, a cerveja, o açúcar e a mostarda; recoloque a carne na panela.

  4. Quando começar a borbulhar, tampe a panela e leve ao forno por 2h30, dando uma mexida depois de 1 hora. Verifique novamente depois de mais 1 hora, o molho deve ficar bem grosso, então talvez seja preciso tirar a tampa na meia hora final (se fizer isso, lembre-se de olhar regularmente para não secar).

Dica:

Se preferir, deixe a carne marinando com a cerveja, sal, alhos e folhas de louro por pelo menos 2 horas ou, até melhor, de um dia pro outro na geladeira.


©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014