• Maria da Hora

Cerveja é a arte além do copo

Você já parou para pensar o quanto a cerveja artesanal e a arte estão ligadas? Essa união começa desde o processo de produção com a seleção dos ingredientes, o trabalho da levedura, passando pela criação dos rótulos, até chegar ao destino final, o copo.


Falar de cerveja e arte é um tanto complexo, uma vez que há uma infinidade de assuntos relacionados. O universo cervejeiro possui diversas histórias que englobam o "artesanal". Não é uma regra, mas a maioria das histórias das cervejarias estão estampadas nos rótulos e em seus diversos estilos de cerveja, isso faz com que a História e a Arte formem um elo, transformando a degustação em uma experiência ainda mais completa.


A rotulagem tem como função, identificar e classificar a marca e o produto, além de descrever suas características e conter as informações exigidas por lei. Quanto mais elaborado for o rótulo, no sentido de ser mais agradável visualmente, memorável, diferenciado e informativo, mais o consumidor irá lembrar da cervejaria. Há diversas cervejarias brasileiras que investem "pesado" em suas rotulagens, como por exemplo: as latas da cervejaria Suricato Ales, elas possuem um designer minimalista, que se torna chique, já a cervejaria Dogma, tem um outro tipo de rotulagem, é algo mais chamativo, mas no sentido de potência e isso revela uma identidade grandiosa.


Se você está começando com a produção de cerveja e criando seus próprios rótulos, vale a pena conferir o site Beer Labelizer, nesse site você inclui as informações básicas da cerveja e ele produz um rótulo, indico também se inspirar nas produções do designer e autor de livros ícones da cultura cervejeira, Randy Mosher.


Foto: Rótulos da Cervejaria Solerun

Arte além do copo


A arte envolvida com o meio cervejeiro vai muito além da rotulagem das latas e garrafas, podemos encontrar essas artes em diversos tipos de copos, uma vez que cada estilo tem um formato diferente e sim, isso também é uma arte, posso citar também, o trabalho da carioca Jéssica Gomes, ela empreendedora no ramo da arte, moda, cerveja e cultura upcycling (termo em inglês usado para reutilização criativa), ela reutiliza materiais oriundos da cultura cervejeira, como latas, beer kegs, growlers, sacas de malte, essa trabalho você pode acompanhar pelo Instragram dela o @singularice.co.


Há também um trabalho incrível feito pelo artista plástico Enio Longo em parceria com a cervejaria Wäls, pela primeira vez ele criou obras de nanoarte (expor aos olhos aquilo que está escondido na natureza) feitas com cerveja e seus ingredientes e o resultado foram imagens com formas únicas, unindo a ciência, arte e tecnologia, que são feitas a partir de um microscópio eletrônico.


Essa criação inédita no Brasil usando a cerveja, foi um desafio da cervejaria mineira Wäls, para o lançamento da sua Cerveja Unique (White Barley Wine com 12% de ABV e 100 IBUs), que aconteceu na Pinacoteca em São Paulo/SP.

Foto: Nanoarte criado por Enio Longo para o lançamento da cerveja Unique da Cervejaria Wäls.

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014