• Maria da Hora

Cerveja e Chocolate na Páscoa

O carnaval mal acabou e o pensamento já está na Páscoa, na infinidade de chocolates que estão por vir, e com isso, surge a oportunidade de harmonizar o chocolate com cerveja, tornando a data com um gosto mais que especial.


Chocolate e cerveja trabalham muito bem juntos devido a riqueza e untuosidade da manteiga do cacau que, à temperatura ambiente, derrete na boca, envolvendo o paladar em contraste à carbonatação, proporcionada pela cerveja. Essa interação por si só já proporciona um dos melhores e mais interessantes aspectos que se pode obter de uma harmonização: as sensações provocadas pelas texturas do alimento e da bebida. Sem contar que, é possível buscar sabores complementares para o chocolate na cerveja e vice versa.


Harmonização de Cerveja com Chocolate

Entendendo o Chocolate


"Para produzir chocolate, os frutos amargos do cacaueiro são colhidos e deixados para fermentar, depois passam por secagem e torragem, de modo a desenvolver os sabores mais amargos. Em seguida, são quebrados para as sementes se separarem das cascas. As sementes, então prensadas produzem massa de cacau - composta por sólidos do cacau (cacu em pó) e manteiga de cacau (a gordura), também passíveis de separação. Ao se misturarem manteiga e sólidos de cacau com açúcar, cria-se o chocolate meio amargo, e quanto maior a quantidade de sólidos, mais forte o chocolate. O chocolate ao leite recebe leite ou leite em pó e tem níveis mais baixos de sólidos de cacau. Já o chocolate branco contém manteiga de cacau, açúcar e leite, neste não possui sólidos de cacau". (DREDGE, MARK. Livro Cerveja e Gastronomia)


E agora, consegue imaginar uma harmonização de cerveja com chocolate? Ainda não? Então vamos lá!

Anote algumas dicas e divirta-se, na Páscoa ou em outra ocasião que irá usar o chocolate.

As cervejas Stouts e Porters são as "mais indicadas" para esse tipo de harmonização, porém essa não é uma regra, então use a imaginação para harmonizar chocolates com os diversos estilos de cerveja e provar que o que é bom sozinho, pode ficar ainda melhor se estiver bem acompanhado.


Dicas para Harmonizar


  • Procure por cervejas e chocolates de excelente qualidade. Assim como as cervejas, os chocolates artesanais tem ganhado espaço no mercado nacional. Tente evitar aqueles que contém ingredientes como gordura hidrogenada ou gordura vegetal;

  • Busque equilibrar a intensidade da cerveja e do chocolate. Geralmente cervejas com teor alcoólico mais baixo não "seguram" a untuosidade proporcionada pelo chocolate e acabam por "desaparecer" no paladar, mas sempre há exceções e nesse caso é a Weissbier com chocolate branco ou que em sua composição tenha frutas cítricas.

  • As IPA's e o amargor funcionam com chocolate? Na maioria das vezes o resultado é no mínimo interessante. Mas, há possibilidade de experimentar IPA's que ofereçam boa carga de malte e onde o lúpulo tenha mais presença no aspecto aromático do que o sabor, nesse caso um bom exemplo é a New England IPA.



Tipos de chocolates x Estilos de cerveja


Chocolate amargo com Belgian Dubbel, Strong Dark Ale, Barley Wine e Old Ale;

Chocolate meio amargo com Porter, Stout e Fruit Lambic;

Chocolate ao leite com Dunkel, Schwarzbier, NE IPA e Belgian Tripel;

Chocolate branco com Fruit Beer e Berliner Weisse;

Os chocolates que possuem recheios, como as trufas, por exemplo, usa-se Barley Wine. Com chocolate que contém caramelo ou com nozes a Brown Ale. Com frutas vermelhas as Fruit Beers e chocolates com frutas cítricas, a Weissbier.


©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014