Cerveja em Foco

Cerveja em Foco Logo Alternativo - Transparente

Cerveja e comida de boteco

Que o brasileiro ama um boteco isso é óbvio, seja ele raiz ou um boteco mais gourmetizado e não é só pela cerveja gelada ou mais em conta, tem todo um contexto e isso incluí a mesa de bilhar, os petiscos variados que geralmente só encontramos nesse tipo de lugar, sem contar que, você pode ir com uma roupa mais despojada, sem tanto glamour, se é que você me entende (parece que não, mas isso conta muito).

O feriado prolongado se aproxima e o descanso merecido também, é uma pena não poder sair de casa para aproveitar e ir ao boteco favorito, tomar aquela cerveja e petiscar umas comidas, mas nem tudo está perdido, você pode continuar em casa, respeitando o “fica em casa” devido a pandemia e ainda criar o seu próprio boteco.

Comece comprando a comprando a cerveja que você mais gosta, da cervejaria local porque assim, você já apoia o movimento beba local, depois escolhe os petisco para acompanhar, cria uma playlist com músicas divertidas (do seu gosto) e pronto, tudo certo para curtir o feriado no boteco de casa.

Vou deixar algumas dicas de harmonizações para dar aquele empurrãozinho, pega o bloquinho de notas para anotar tudo.

Carne de Onça

Carne bovina moída crua, sim você leu direito, é carne crua! O modo de preparo depende de cada boteco, porém tende a ter cebolinha, cebola e mostarda, indico comer com torradas ou “capa” da cebola. A harmonização ideal é com uma cerveja de perfil mais tostado, que remete a caramelo e toffe para contribuir com a carne crua, porque assim simula a sensação da reação de Maillard – a Munich Dunkel é perfeita.

Pastelzinho

Se você é frequentador (a) de boteco, certamente já pediu alguma porção de pastelzinho frito, não é mesmo? Afinal, não há boteco que não tenha uma porção dessas, seja ele de frango, carne, camarão ou queijo. A harmonização com pastel pode ser ampla, porém indico uma Vienna Lager, porquê possui aromas intensos de biscoito, caramelo e um leve tostado.

Salame ou Calabresa

Um ou o outro ou até mesmo os dois, não podem faltar nos botecos e em casa também, afinal são práticos e rápidos de se preparar. Para essas delícias, indico uma Rauchbier, é uma cerveja intensa, com sabor defumado e, por isso, harmoniza perfeitamente com pratos gordurosos.

Bolinho de mandioca com carne seca

Os sabores da cerveja irão contrastar com a gordura do bolinho e o sal da carne seca tornando a experiência mais prazerosa, então indico uma Dunkelweizen.

Torresmo

Ah, esse é o clássico dos clássicos! Todo mundo que ama botecar, ama uma boa e generosa porção de torresmo, ele vai bem com praticamente todos os estilos de cerveja, então indico três, Vienna Lager, IPA e Belgian Tripel.

Deixe um comentário