• Maria da Hora

Cerveja e saúde são aliadas?

Cheers, Prost, Salud, Santé, são formas de dizer saúde e claro, esses são os brindes mais tradicionais do mundo e se você já parou para pensar ou pesquisar, a palavra saúde não é só para a hora do brinde, a cerveja é benéfica sim, para nós, seres humanos.



Talvez você esteja pensando na cerveja sem álcool, até porque ela é produzida exatamente com os mesmos ingredientes das cervejas comuns, ou seja, são basicamente compostas de água, malte, cereais não maltados e lúpulo. Tanto que, a formação do álcool acontece durante o processo de fermentação, porém é possível usar cepas de leveduras especiais que não produzem a substância ou ainda fazer a remoção térmica do álcool durante o processo da fabricação, então não é só as cervejas sem álcool que contribuem para a saúde.


Consumir cerveja é um hábito milenar que faz parte da cultura e de rituais de diversas sociedades. Além de seu consumo estar relacionado a reuniões comemorativas, frequentemente prazerosas, surge a percepção de que poderá também trazer benefícios à saúde.


A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo e pode ser considerada uma importante fonte de polifenóis, tanto que, cerca de 70% desses compostos bioativos são provenientes do malte e 30% do lúpulo. Esses polifenóis demonstraram in vitro ações antioxidantes, anticarcinogênicas, anti-inflamatórias e antivirais, porém mais estudos são necessários em humanos para confirmar a bioatividade da cerveja no plasma.


Análises das diferenças entre os tipos de bebida alcoólica mostraram que a cerveja apresenta maiores reduções na mortalidade por doença coronariana que as destiladas, uma vez que, a cerveja é uma excelente fonte de vitaminas do tipo B, porque no processo de maltagem, os valores nutricionais dos cereais usados na fabricação da bebida tendem a aumentar.


Também vale lembrar que, se consumir a cerveja com moderação e ter hábitos saudáveis, você não engordará, assim como consta em duas de nossas matérias com os temas: "Cerveja não afeta o treino e faz bem ao coração" "Benefícios da cerveja para sua saúde" , ou seja, aquele termo "barriga de chope" é associado do estilo de vida que alguns consumidores levam, portanto se você consome a cerveja em um modo exagerado, não tem uma alimentação balanceada e não pratica atividades físicas, pode sim acarretar a ganha de peso indesejada, afinal, tudo em excesso faz mal.


Portanto, pratique o beba menos, bem melhor, sempre que possível e muita saúde para você.



©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014