• Amaury Junior

Cerveja para o inverno.

Está chegando a época do ano, em que a melhor coisa é vestir aquele seu moletom velho, colocar uma série para assistir e pegar uma boa bebida para aquecer o coração, certo? E pensando nisso, eu acredito que a grande maioria sempre tem como primeira opção o vinho, mas hoje irei falar de como harmonizar seus dias frios, com duas cervejas espetaculares!


Ambas onde a temperatura de serviço que varia de 10ºC a 13ºC, traz o melhor de cada uma delas.

Nascidas na escola Inglesa e tendo suas versões da escola americana, a Imperial Stout e Barley Wine cumprem muito bem os seus papeis como uma bebida de um clima mais frio.


Imperial Stout:


De corpo cheio, com uma cor que vai de um escuro e opaco profundo a tons marrons avermelhados junto de um colarinho caramelo queimado, a Imperial Stout tem um alto nível de ABV - em torno de 8,0% a 12% e com versões que chegam ate 15% - que junto do seu corpo muitas vezes licoroso e aveludado, vai fazer o seu inverno um pouco mais quente.


No perfil aromático ela traz notas de caramelo profundo, açúcar mascavo, chocolate amargo, frutas passas e café. Já a sua sensação na boca, nota-se um dulçor exuberante proveniente dos maltes mas que logo são equilibrados com o altíssimo amargor contido nelas - versões inglesas tem em média 50 a 60 IBUs e a versão americana até 90 - pela alta carga de lúpulo.


Barley Wine:


De cor âmbar a um mogno profundo com um alto ABV - entre 8,0% a 12% e também com versões mais potentes - e traduzidas literalmente como vinho de cevada, a Barley Wine eram produzidas originalmente pela alta classe inglesa e envelhecidas em barricas de carvalho, essa cerveja licorosa, frutada e potente que lembra vagamente um vinho do porto, é a companheira perfeita junto da Imperial Stout para um clima mais frio.


No aroma ela traz notas que remetem a caramelo, toffe, condimentos, frutas escuras e jerez. Já na boca ela traz uma sensação suculenta com um paladar licoroso e semidoce com um certo nível de amargor presente. Conforme ela for envelhecendo, seus sabores vão se tornando mais redondos e complexos e o amargor desaparecendo, deixando ela com um caráter vinhoso mais distinto. As versões americana tendem a ter um final mais seco e com maior destaque nos lúpulos.


Agora é só pegar sua Imperial Stout com uma bela travessa de brigadeiro ou um belo gorgonzola seguido de uma Barley Wine e relaxar na sua casa ou com os amigos que você vera que clima frio e cerveja, combinam sim!


Gostou de saber quais cervejas você pode tomar em um clima mais frio? Continue acompanhando o site e as páginas no Instagram @cervejaemfoco e @respirandocerveja, para mais informações nesse mundo de água, malte, lúpulo, levedura e um pouco mais!


#cerveja #beer #inverno #winter #barleywine #ris #imperialstout









©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014