• Amaury Junior

Cerveja Trapista ou de Abadia?

Se você assim como eu, ama cervejas Belgas e principalmente as famosas cervejas feita por monges, já se deparou com essa duvida. Afinal, o que é uma cerveja Trapista? E o que é uma cerveja de Abadia? Todas elas não são produzidas por monges em seus mosteiros?


Vamos lá, toda cerveja Trapista é uma cerveja de Abadia por assim dizer, porem nem toda cerveja de Abadia é uma cerveja Trapista. As cervejas Trapistas, são produzidas pela Ordem Cisterciense da Estrita Observância (OCSO), que é uma congregação religiosa católica derivada da Ordem de Cister.


Sendo assim, cervejas Trapistas, são apenas as que são produzidas pela OCSO e não por todo tipo de abadia que seja da Ordem de Cister. Até porque Trapista não é um estilo de cerveja como muitos confundem. E para poder receber o famoso selo Trapista que encontramos em algumas das garrafas, esses mosteiros precisam seguir algumas regras impostas pela OCSO, que são:


A cerveja não pode ter fins lucrativos, todo e qualquer dinheiro que venham das cervejas devem ser convertidos para manutenção do monastério e cobrir os custos de vida dos monges. Todo o resto que sobrar, é destinado a caridade, projetos sociais e auxilio de necessitados.


A cerveja, deve ser fabricada dentro do mosteiro, pode ser tanto produzida pelos monges ou por supervisão deles.


As práticas de fazer cerveja, não devem ser o foco principal dos monges, as praticas não devem influenciar no modo de vida monástica e nos seus deveres e sim que a prática se adeque ao seu respectivo estilo de vida.



Selo de autenticidade de produto Trapista.




Então uma cerveja de Abadia, nada mais é que uma cerveja produzida por abadias que não tem ligação com a OCSO, pode ser produzida fora do mosteiro e até por empresas que não tenham conexões religiosas, assim no rotulo, não precisando levar exatamente o nome de uma abadia especifica.


Um exemplo disso é a Cervejaria Abadia das Gerais, localizada em Nova Lima -MG, que leva em seu nome o termo "Abadia". Uma cervejaria que se você ainda não conhece, deveria, pois eles fazem exemplos fantásticos de tradicionais estilos belgas com um toque do nosso Terroir brasileiro.


Então, ficou claro a diferença entre cervejas Trapistas e de Abadia? Para mais informações como essa, continue seguindo o Cerveja em Foco para descobrir de tudo ou quase tudo do que o mundo da cerveja tem a lhe oferecer!



#trapista #bélgica #cervejaemfoco #cerveja #abadia #trappist



©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014