Cervejaria 3Cariocas investe em selo de reciclagem de suas caixas

A cervejaria adotou o selo Eu Reciclo que garante através de seu sistema que todo volume de papelão utilizado será reciclado.

“Sempre pensamos desde o começo o que a 3Cariocas poderia fazer para ser mais sustentável” comenta João Filipe, um dos sócios da cervejaria.

Cervejaria 3Cariocas investe em selo de reciclagem de suas caixas (Imagem: Divulgação)

Nesta direção de investimento em sustentabilidade a cervejaria, que construirá uma fábrica no centro da cidade do Rio ainda este ano, passou a ser uma das empresas a adotar o Selo Eu Reciclo que certifica a logística reversa de embalagens de empresas.

O selo Eu Reciclo foi idealizado para solucionar dois grandes problemas: a destinação final de embalagens geradas por empresas e a marginalização dos agentes da cadeia de reciclagem. Para isso a empresa desenvolveu uma plataforma capaz de rastrear e armazenar dados da cadeia de reciclagem.

A utilização do selo certifica que as empresas destinam recursos para o desenvolvimento e operação das cooperativas de reciclagem.

E é daí que vem a ideia da compensação ambiental: as empresas pagam as cooperativas para retirarem do ambiente uma quantidade equivalente de material ao das embalagens de seus produtos.

A 3Cariocas garantirá através da ação que todas as caixas de papelão utilizadas para o transporte de seus produtos tenham a mesma quantidade reciclada por cooperativas.

“Desde o começo nós tivemos esta vontade que a 3Cariocas fosse uma empresa sustentável, porém as ideias eram inviáveis de se colocar em prática.” comenta João Filipe. “Daí ano passado eu conheci o selo Eu Reciclo e o vi como uma alternativa viável inicial para compensar o impacto que geramos”.

A 3Cariocas considera que esta será apenas a primeira ação na direção de investimentos relativos a sustentabilidade ambiental da cervejaria.

“Nossa ideia é investir em embalagens em lata, existem alguns desafios comerciais e técnicos para a 3 Cariocas produzir só em lata hoje, mas sem dúvida é a embalagem que acreditamos do ponto de vista ambiental para o futuro” comenta João.

A empresa acredita que investimento no selo Eu Reciclo é um ótimo primeiro passo ao garantir que a mesma quantidade anual de caixas utilizadas seja reciclado, mas em breve esperam também estender o selo para as garrafas.

“Hoje com o selo Eu Reciclo garantimos a reciclagem através de cooperativas da mesma quantidade de caixas que utilizamos, mas esperamos que até o meio do ano garantir a reciclagem da mesma quantidade de garrafas que utilizamos anualmente” finaliza João.

O selo Eu Reciclo é adotado por mais de 500 empresas, entre elas diversas do segmento de bebidas como a cachaçaria gaúcha Weber Haus e a produtora de sucos Natural One.

Fonte: Catalisi

#Cervejaria3Cariocas #EuReciclo #reciclagem #Sustentabilidade

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014