• Maria da Hora

Cozinhando com Cerveja

A mudança de hábito no consumo de cerveja passou a ser uma oportunidade não apenas econômica, mas também cultural, e essa curiosidade de descobrir sabores, ingredientes e aromas diferentes abre espaço para a criatividade, diversificando a gastronomia e tornando a bebida mais consumida no mundo em seu mais novo item para preparar aquele prato favorito.


Além de ótimo acompanhamento para a comida, a cerveja também constitui um excelente ingrediente na hora de cozinhar, podendo ser usada de forma variada para criar cremes, molhos e sopas, sem contar nos pratos que vão dos mais simples, aos mais elaborados, como por exemplo: Torta de frango com Witbier, Peixe no vapor com IPA, Risoto com Pilsen, Brigadeiro com Bock, Milkshake com Porter. mas, vale lembrar que, diversos pães podem usar os insumos com ingredientes.




As particularidades da cerveja


No modo geral se pode esperar da adição de cerveja em uma receita é um sabor mais intenso, aprimorado pela doçura do malte e a complexidade devido o lúpulo que causa o amargor.

A possibilidade de quase todas as receitas aceitarem bem a cerveja é grande, mas também pode trazer um sabor muito desagradável, portanto é válido saber algumas coisas sobre o que realmente funciona ou não. Por exemplo, não tem como transformar uma American Lager em picolé deixando-a no freezer


Dicas básicas para usar a cerveja na cozinha


Aprenda a gostar do amargor;

Não ferva a cerveja;

Use a cerveja com cuidado;

Pratique o cozimento lento com a cerveja;

Cerveja vai bem em salmouras e marinadas;

Combine os sabores;

Cozinhe e harmonize separadamente;

Cerveja em molhos e condimentos;

Tente ser sútil;

Não use qualquer cerveja;

Bolo feito com cerveja é ótimo;


Medidas para as receitas


Se uma receita pedir para colocar uma garrafa de cerveja, significa 300-335 ml de cerveja, já que esse é o conteúdo de uma long neck comum. Se a garrafa tiver 30 ml a mais, isso raramente vai fazer a diferença para a maioria dos preparos. Quantidades específicas são indicadas nas receitas que exigem outros volumes que não 300-355 ml.


Experimente algumas receitas com cerveja


Na aba gastronomia você confere excelentes receitas com cervejas, porém vou deixar algumas em destaque:

Vinagrete com cerveja do estilo Sour

Bifes ao molho da cerveja Porter

Bolo de chocolate com a cerveja Barley Wine









©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014