Cruls lança cerveja com rum

A nova experiência Cruls, a CXP03.1 é o quarto rótulo da American Imperial Stout e chegou ao mercado no final de setembro como uma nova versão da CXP03. Nesta edição, porém, um toque a mais: o rum familiar Flor de Caña Gran Reserva 7 anos, envelhecido em barris de Bourbon. A cerveja escura e de corpo médio também teve infusão de espirais de carvalho francês, já embebidas no rum.


O rum é a bebida da família do cervejeiro da Cruls, Pedro Montes. Desde criança ele via o pai, que é da Nicarágua, saborear o líquido. A ideia nada óbvia estava dentro de casa. “Tanto a cerveja base quanto o carvalho francês e o rum estão ali, bem equilibrados, sem se sobrepor um ao outro”, conta.


A ideia para uma experiência mais arriscada e forte veio da própria simplicidade da Imperial Stout CXP03, que, segundo o controle de qualidade da Cruls, permite a aventura. “Podemos dizer que a American CXP03 é relativamente mais simples e direta. A partir dessa base enxergamos potencial para adicionar mais camadas, mais complexidade sensorial, mais elementos de aroma e sabor”, afirma Marcos de Paula, gerente de qualidade e responsável pelo setor de inovação da Cruls.


De acordo com Marcos, essa complexidade e soma de aromas e sabores vêm das espirais de carvalho francês que, por si só, carregam características de especiarias, mas para deixar a nova bebida ainda mais encorpada, precisaram ser envolvidas no destilado.


Para completar o ciclo de sabores e aromas, chocolate, café, maltes torrados e o lúpulo americano da primeira versão também continuam presentes, somados às notas amadeiradas e as especiarias da madeira.


A Cruls Cervejaria é de Santa Maria (DF). Considerada uma microcervejaria rural, está há dois anos no mercado cervejeiro e já soma os mais variados prêmios da Região Centro-Oeste, sendo a mais premiada. São 20 premiações em competições nacionais e internacionais.

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014