• Maria da Hora

Cursos introdutórios para o meio cervejeiro

As cervejas artesanais vem conquistando seu espaço cada dia mais no mercado brasileiro e dessa forma surge muito mais entusiastas que, na maioria das vezes transformam seu hobby relacionado à cerveja em sua mais nova profissão, porém para dar esse upgrade precisa de cursos específicos, caso sua pretensão é ser um Sommelier (analisar cervejas) ou Mestre Cervejeiro (fazer cerveja).


A matéria de hoje é justamente para você que pensa em estudar cerveja, independente se é para entrar no mercado de trabalho como Mestre Cervejeiro ou Sommelier, porquê estudar cerveja abre um leque de possibilidades, permitindo você ir além, como por exemplo, abrir uma loja de insumos, bebidas, ter sua própria cervejaria ou apenas pelo fato de querer produzir cerveja em casa, mas não sabe como dar o primeiro passo?! Calma, ao longo dessa matéria você encontrará algumas dicas de instituições apropriadas para esses cursos introdutórios.



Por trás do "horas copos"


Antes das dicas sobre as instituições vale lembrar que, os cursos não se baseiam apenas em horas copos, elas são importantes, mas vai além, pois alguns cursos há testes as cegas durante as aulas, provas e até mesmo trabalho de conclusão. Vale muito a pena saber o que você está tomando, lapidar conhecimentos para provar o que mais gosta, se desafiar no que não te agrada, fazer uma experiência gostosa entre família, amigos e clientes, mas não para por aí, uma vez formado, você não largará mais os livros porque todo dia tem algum novo para ler, alguma matéria como essa no ar, ou seja, conteúdo cervejeiro que não falta.



Como estudar?


A maioria dos cursos são presenciais, mas também há opções de cursos online que, além de facilitarem no encaixe da rotina, acabam saindo bem mais em conta (e essa é a novidade da vez). É importante ressaltar que, determinados cursos como harmonização, Sommelier e alguns que necessitam da prática em sala de aula é recomendado que seja feito de forma presencial.



Onde estudar?


Sinnatrah Cervejaria-Escola - localizada em São Paulo, desde 2009 a instituição oferece cursos presenciais básicos e avançados de fabricação de cerveja artesanal, workshops técnicos, cursos de introdução a cervejas especiais e cursos de outras bebidas artesanais como hidromel e destilados. (Acesse o site)


Senac-São Paulo - o curso básico de cervejas acontece em várias cidades do Estado de São Paulo durante todo o ano. (Acesse o site)


Instituto da Cerveja Brasil (ICB) - com sede em São Paulo, desde 2010 se dedica à educação com cervejas em suas diversas frentes, ajudando a construir a cultura cervejeira do país, com destaque para os cursos básicos de Introdução ao Universo das Cervejas Especiais e Workshop – Cerveja de A a Z. (Acesse o site)


Science of Beer - com sede em Florianópolis (SC), é responsável por promover cursos voltados ao mercado cervejeiro em várias cidades do Brasil desde 2010. Uma instituição que se dedica a formar pessoas preparadas para o novo cenário de cervejas brasileiro; dar cursos e workshops para apreciadores e oferecer consultorias para eventos e estabelecimentos ligados ao mundo da cerveja. (Acesse o site)

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014