Deu ruim! Pesquisa revela que pernilongos preferem os cervejeiros!


Os pesquisadores reuniram alguns voluntários – homens de 20 a 43 anos – em Burkina Faso, na África, e analisaram a reação dos insetos com um grupo que consumiu cerveja e outro que bebeu apenas água.

Os grupos foram divididos em tendas que possuíam um complexo sistema de tubulação para circulação do ar entre as barracas. Ao final da experiência, os pesquisadores constataram que o grupo que consumiu cerveja atraiu 47% dos mosquitos que foram colocados na tenda, contra 38% dos que beberam apenas água.

“Desconsiderando características individuais de cada voluntário, o consumo de cerveja aumentou consistentemente a atratividade aos mosquitos”, alegaram os autores da pesquisa, no entanto, não souberam dizer o motivo pelo qual os insetos preferem os cervejeiros, mas acreditam que não há relação com a mudança da respiração ou com o aumento da temperatura do corpo.

A proposta do estudo era apontar a relação entre o álcool e aumento de doenças transmitidas por mosquitos e pernilongos. No caso da África, região que é afetada pela malária, os pesquisadores sugerem que o consumo de cerveja seja mais controlado para reduzir o problema de saúde pública da malária.

#pesquisa #CuriosidadesCervejeiras #PublicLibraryofScience #Cerveja #pernilongos

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014