Dortmunder Export

Dortmunder Export


DAB Export – Medalha de ouro no WBA


Aroma: Aroma de baixo a médio de lúpulos nobres (alemães ou tchecos). Aroma moderado de malte Pilsen, que pode ter notas de cereais até um tanto doces. Pode ter um aroma inicial sulfuroso (proveniente da água e/ou da levedura) e uma leve nota de fundo de DMS (do malte Pilsen). Sem diacetil.

Aparência: Dourado claro a escuro, límpida e com um colarinho persistente.

Sabor: Nem o malte Pilsen nem os lúpulos nobres dominam, mas ambos estão em boa harmonia com um toque de dulçor de malte, criando uma cerveja suave, mas ao mesmo tempo com final bem definido (crisp) e refrescante. O equilíbrio continua depois da finalização e o amargor do lúpulo permanece no retrogosto (apesar de que alguns exemplos possam ter uma finalização levemente doce). Limpa, sem ésteres frutados e sem diacetil. Algumas características minerais podem ser notadas da água, apesar de não transmitirem um sabor mineral muito evidente.

Sensação na Boca: Corpo e carbonatação médios.

Impressão Geral: Equilíbrio e suavidade são os pontos marcantes deste estilo. Possui o perfil de malte de uma Helles, as características de lúpulo de uma Pils, e é levemente mais forte que ambas.

História: Um estilo nativo da região industrial de Dortmund, a Dortmunder está em decadência na Alemanha nos últimos anos.

Comentários: Brassada com uma densidade inicial levemente mais alta que em outras lagers leves, criando um corpo maltoso para complementar o amargor do lúpulo acentuado pelos sulfatos. O termo “Export” é uma categoria de cerveja da legislação tributária alemã e não é estritamente um sinônimo do estilo “Dortmunder”. Cervejas de outras cidades ou regiões podem ser feitas com o perfil de uma Export e serem chamadas como tal.

Ingredientes: Água mineral com altos níveis de sulfatos, carbonatos e cloretos, lúpulos nobres alemães e tchecos, malte Pilsen e levedura alemã de lager.

Estatísticas:

OG: 1,048 – 1,056

IBUs: 23 – 30

FG: 1,010 – 1,015

SRM: 4 – 6

ABV: 4,8 – 6,0%

Exemplos Comerciais: DAB Export, Dortmunder Union Export, Dortmunder Kronen, Ayinger Jahrhundert, Great Lakes Dortmunder Gold, Barrel House Duveneck’s Dortmunder, Bell’s Lager, Dominion Lager, Gordon Biersch Golden Export, Flensburger Gold

Fonte BJCP

#BJCP #DortmunderExport

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014