Dossiê – Sinnatrah Cervejaria-Escola

História

Frank Sinatra, a inspiração


A Sinnatrah Cervejaria-Escola nasceu da paixão de dois biólogos por cerveja e seu processo produtivo. Em meados de 2004 fizeram sua primeira cerveja, batizada de Sinnatrah em homenagem ao estimado gatinho que morava na casa – de onde vem o gato do símbolo, que faz também referência ao modo “artesanal” de controle de pragas nas cervejarias medievais.

Sete anos e muitas cervejas depois, a Sinnatrah – agora com 5 membros e um novo mascote (outro gato, batizado como Pilsen) na sua equipe – recria grandes clássicos das escolas cervejeiras Inglesa, Belga e Alemã. Ministram cursos, palestras e degustações, além de oferecer uma série de serviços e produtos para bares, restaurantes e cervejeiros.

Tem como missão propagar a cultura cervejeira no Brasil. Em seus cursos e eventos procuram estimular o brasileiro, um amante da cerveja por natureza, a experimentar novos sabores, cores e aromas que a bebida pode nos oferecer.

Equipe Sinnatrah

Alexandre Sigolo; Biólogo e doutor em Bioquímica pela Universidade de São Paulo, começou a fazer cerveja artesanal em 2003 quando fundou junto com Rodrigo Louro o que seria a futura Sinnatrah Cervejaria-Escola.

Fez diversas viagens pela Europa, Estados Unidos e América do Sul a procura de cervejas artesanais, fez estágio na Cervejaria Colorado, em Ribeirão Preto e é membro da Acerva Paulista desde 2008. Participa dos concursos nacionais e estaduais regularmente e atualmente, além de ser um dos cervejeiros “sênior” da Sinnatrah, é o mestre-cervejeiro da Cervejaria Burgman em Sorocaba/SP.

Rodrigo Louro; Biólogo com doutorado (PhD) e pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo. Produz cerveja artesanal desde 2003, quando comprou os primeiros equipamentos caseiros em sociedade com Alexandre Sigolo. Visitou diversas vezes EUA e Europa e viveu na França, o que propiciou contato com uma grande variedade de estilos de cerveja.

Afastou-se da pesquisa acadêmica para trabalhar com algo mais aplicável (e apreciável) em nossa sociedade: cerveja. É o “pai” do gato que inspirou o nome e logo da Sinnatrah. Atualmente é um dos cervejeiros/professores da Sinnatrah Cervejaria-Escola e atua também como sommelier de cervejas (formado pela ABS – Associação Brasileira de Sommeliers, e ASI – Association de la Sommellerie Internationale).

Dossiê Sinnatrah – Pilsen


Júlia Reis; Jornalista, blogueira e cervejeira artesanal. Boa de garfo e de copo, é sommelier de cervejas, membro da confraria Maltemoiselles e uma das professoras da Sinnatrah. Atualmente também monta eventos e consultorias para bares e restaurantes e assina projetos de conteúdo editorial.

Visitou cervejarias, pubs, bares e mercadinhos pela Europa e Estados Unidos em busca de cervejas. Desenvolveu técnicas avançadas para trazer garrafas nas malas e coleciona tampinhas compulsivamente.

É também a dona do Pilsen, o mascote caçula da Sinnatrah.

Luis Marcelo Nascimento; Desenvolvedor de Sistemas, Administrador de Empresas, cervejeiro artesanal desde 2010. Sommelier de Cervejas certificado pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), e pela ASI (Association de la Sommellerie Internationale) e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil.

O que fazem?

Ministram cursos básicos e avançados de fabricação de cerveja artesanal, promovem também os cursos de introdução às cervejas especiais com degustação.

A loja física (e em breve virtual) comercializa todos os insumos e equipamentos para fazer cerveja, além de mais de 150 rótulos de cervejas nacionais e importadas.

Também organizam degustações e cursos para grupos fechados (corporativos ou não), oferecem consultoria para cervejeiros iniciantes e estabelecimentos, além de montagem de cartas de cerveja.

Desde 2009 já foram formadas mais de 90 turmas de cervejeiros caseiros!

Em 2014 a Sinnatrah Cervejaria – Escola ganhou o prêmio de Melhor Curso de Produção Cervejeira no Festival de Cervejarias Ciganas, que por sua vez fizeram eleição com voto popular para os Melhores do ano 2014 – Cerveja Artesanal.

Dossiê – Sinnatrah


Onde Fica?

Av. Pompéia 2301 – São Paulo – SP – 05022-001

Terça à Sexta: 12h às 20h. Sábados: 9h às 17h.

Telefone: (11) 3862-5421

Site: http://www.sinnatrah.com.br/

#MelhorCursodeProduçãoCervejeira #SinnatrahCervejariaEscola #Sinnatrah #Melhoresdoano2014CervejaArtesanal #FestivaldeCervejariasCiganas

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014