Entenda as diferenças entre Cervejaria, Brewpub, Beer Store e etc…

Parece algo ridículo de se ler, afinal para muitos as diferenças destes locais é muito clara, porém chega a ser espantosa a quantidade de vezes que ouvimos clientes chamando nossa beer store de Cervejaria.

Inicialmente achamos que era um erro comum do público regional, por não haver cervejarias na região e assim não ter uma base do que seria o negócio, porém, com o passar do tempo recebemos clientes de todos os estados e regiões do país e notamos que o erro era comum em outros lugares, inclusive com turistas que saíram de grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte e Curitiba, cidades onde curiosamente a cerveja artesanal já tem um público grande e uma cultura cervejeira muito maior.

Deste modo resolvemos escrever esse artigo para tentar clarear um pouco os conceitos de consumidores e empresários que erroneamente dizem ser proprietários de um tipo de negócio, quando na verdade se enquadram em outro.

Cervejaria

Carlo Lapolli, presidente da ABRACERVA juntamente ao equipamento da nanocervejaria da ESCM (Foto: Divulgação)


Este é o nome dado ao local onde uma determinada empresa fabrica cerveja com regulamentação de órgãos governamentais.

Obs: Alguns dicionários ainda insistem em afirmar que este é o nome dos locais que apenas revendem cervejas, porém, ao analisar a mesma palavra em outros idiomas, o significado/conceito é referente apenas ao local que fabrica a cerveja.

Cervejeiro Caseiro não é uma Cervejaria

Aquele seu amigo que possui algumas panelas, meia dúzia de garrafas, uma página no facebook ou instagram se intitulando como “Cervejaria Jão da Silva” e que vende sua “cerveja”, realmente é apenas mais um individuo que está burlando a lei, está colocando pessoas em risco por não ter passado por nenhum controle de processo inspecionado por fiscais, por não ter registro a “cervejaria” do seu amigo não paga impostos, por vender a cerveja que ele produz, ele estará tirando a venda de uma cerveja de alguém que se regulamentou nos órgãos competentes, que banca toda a carga tributária que o governo impõe, que gera emprego e sustento para famílias e gera aumento na economia de uma cidade. Se você acha que seu amigo “dono de cervejaria” não está fazendo mal a economia, saiba que atualmente 1,6% do PIB brasileiro é movimentado pela cerveja, os empregos gerados diretamente ou indiretamente pelos setor correspondem a população total do estado de Sergipe, ou seja, 2,2 milhões de empregos. Ao comprar a cerveja desse seu amigo cervejeiro, você estará prejudicando a economia diretamente e assim afetando mais de 2 milhões de brasileiros. E você ainda acha que o problema do país são apenas os governantes?

Foto: Divulgação


Brewpub

Como o próprio nome já diz; é um pub com fabricação própria de cerveja. Este modelo de negócio ainda é um dos menos utilizados no Brasil, porém, é muito forte em países como Irlanda, Inglaterra e EUA.

Segundo a definição da revista americana BeerAdvocate, Brewpub é o Pub que faz sua própria cerveja e vende pelo menos 50% delas nas instalações.

O livro “Cerveja”, escrito por Michael Jackson (o Beer Hunter, não o cantor pop) para a editora Zahar, define no livro como o brewpub sendo uma bar ou restaurante que possua uma cervejaria em suas instalações.

Sendo assim, Brewpub é apenas o local que produz sua própria cerveja para consumo no mesmo ambiente.

The Liffey Brew Pub, o primeiro Brewpub catarinense (Foto: Divulgação)


Beer Store

The Beer Store Ontário – Canadá (Foto: Divulgação)


O conceito de Beer Store é antigo, embora no Brasil ainda tenha poucas empresas que trabalhem neste formato. O caso mais famoso deste modelo de negócio é a The Beer Store, do Canadá. A empresa é responsável pela distribuição de algumas marcas de cerveja, além disso, a empresa conta com lojas físicas para atendimento do público consumidor. Sendo assim, uma Beer Store é toda loja que faz vendas para pessoa jurídica ou física in loco, além de ser representante legal de algumas cervejarias. Nós, do site Cerveja em Foco desenvolvemos recentemente, em janeiro de 2018, a primeira franquia de lojas com este conceito, a Beer2B – Beer Store.

Brewshop

Essa é a denominação dada ao local que vende insumos e materiais para produção de cerveja em casa, neste ambiente você poderá encontrar os mais diversos insumos e tipos de equipamentos para poder produzir cerveja em sua casa.

Lamas Brew Shop Belo Horizonte (Foto: Divulgação)


Bar

“Bar” origina-se do inglês “bar”, que designa o mesmo tipo de estabelecimento. Originalmente, o termo significava “barra”, aquela que fica na base do balcão e em que se apoiam os pés. Outra versão para o significado do nome é a barra (trave) de madeira em que se amarravam os cavalos nos saloons do Velho Oeste estadunidense.

Um bar é um estabelecimento comercial com balcão e pequenas mesas em que se servem bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Além disso, em geral, são servidos petiscos e outras iguarias.

Há ainda uma infinidade de conceitos de negócios que estão envolvidos diretamente ou indiretamente com o setor cervejeiro, mas estes conceitos são os que o brasileiro mais confunde (pelo menos dentro de nossa loja).

#Beershop #cervejeirocaseiro #BeerStore #Brewshop #Cervejaria #Brewpub

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014