Entenda como usar as redes sociais para divulgar seu bar

Atualizado: Jul 6

Não é mais novidade que a presença das empresas nas mídias sociais é de extrema importância e traz resultados significativos de crescimento, seja no reconhecimento da marca, vendas, alcance e aumento de público. E isso não é diferente para os bares!


Não tá levando a sério? Eu vou te provar! Quantas vezes a sua primeira visita a um estabelecimento foi pela internet? Muitas, né? Então, não é só você que faz isso, a maioria dos seus clientes pesquisam seu bar ou restaurante antes de ir na sua porta. Por isso a importância de estar presente ativamente nas Mídias Sociais, e pode ter certeza que isso não vai te tornar diferente dos concorrentes, isso já é obrigação!


Falando em números, aproximadamente 62% da população brasileira está ativamente nas Redes Sociais e essa galera está cada vez mais engajada com esses portais. Falando apenas do Instagram, o brasileiro fica em média 2 horas por dia no aplicativo curtindo fotos, se inspirando em vídeos curtos e recebendo uma enxurrada de informações! Pense que você precisa apenas de segundos para puxar essas pessoas para o seu estabelecimento. Além disso, eles são grandes formadores de opinião sobre produtos e serviços, pense nas Redes Sociais como um imenso holofote, onde o público atinge uma grande quantidade de pessoas. É uma grande oportunidade, não é mesmo?



Razões para divulgar seu bar nas redes sociais


- Custo benefício: é um aspecto que as Mídias Digitais dão um nocaute nas outras mídias! É muito mais barato e benéfico usar o ambiente virtual para divulgar a sua empresa do que os métodos convencionais. Porém, não é fácil! Mensurar os resultados, ou Retorno Sobre o Investimento (ROI) está cada vez mais difícil pela influência de ações do mercado, economia e fatores externos ao ambiente digital. Mantenha as oportunidades de negócios como consequência de suas ações nas Redes Sociais, pois se mais pessoas conhecem seu produto ou serviço, você terá consequência em vendas.

- Mídias Sociais = Vitrine do seu negócio: sim, os empresários e gestores precisam enxergar o ambiente digital como a vitrine do negócio, porque é ali que o público está vendo a personalidade e experiência que o bar pode oferecer!

- Comunicação/interação direta com o público desejado: no ambiente digital, podemos ter mais direcionamento quanto ao público que será atingido com determinada ação. Os critérios são muitos, localização, idade, estilo de vida, hoobies, cargo e etc. O que eu quero dizer, é que você pode selecionar as pessoas certas que vão receber seu anúncio, ou seja, você poderá entregar sua oferta para o seu público-alvo!


Seja referência na sua região


Uma característica de sucesso dos estabelecimentos digitalmente ativos é a facilidade de ser encontrado nos principais mapas, ou seja, esteja presente nos principais aplicativos de localização geográfica disponíveis na sua região! Seja acessível, as pessoas querem encontrar seu endereço de forma fácil e rápida, senão eles vão no bar da esquina.


Outra característica importante é a interação com o público mais próximo, a proximidade também é um aspecto que leva clientes ao seu bar ou restaurante. Mais uma vez, vou te provar na prática: quantas vezes você preferiu ir no estabelecimento mais próximo por pressa ou até mesmo preguiça? Aqui também há uma grande possibilidade de levar essas pessoas para o seu estabelecimento!



Dicas gerais sobre Mídias Digitais


As Mídias vão servir para mostrar quais experiências seu bar pode proporcionar e qual a personalidade/identidade do local, portanto sua identidade visual é algo a ser levado em consideração, não use um fundo de concreto para um Bar à beira mar!


Mantenha endereço, horário de funcionamento e contato sempre atualizados e de fácil acesso.


Divulgue os eventos que rolam no seu estabelecimento, assim o pessoal sabe o que acontece dentro do bar, peça ajuda dos seus amigos e contate influenciadores para divulgar o seu local, isso ajuda muito!


Crie um site interativo e dinâmico. Além disso, que seja habilitado para versão mobile, mas não adianta fazer um site e não tratá-lo com a importância devida, mantenha sempre atualizado; Quando criar conteúdo, pense sempre nas melhores key words para cada tema, o Google AdWords pode te ajudar nisso.


E não esqueça de manter seu menu atualizado em seu site, muitas vezes as pessoas podem ir ao seu bar ou restaurante buscando um prato ou bebida que acharam no seu cardápio online, seria frustrante não ter o produto disponível quando ele solicitasse.


Facebook e Instagram são os principais canais de interação com o público. Preste atenção, quem não responde seu público nas mensagens diretas, não deveria ter criado uma conta! Converse, interaja, compartilhe, curta, comente e até mesmo troque ideia com o seu público. Aqui, é onde o público vê o dia a dia do bar, stories são muito bons para mostrar os bastidores, seja criativo nas imagens e vídeos, eles inspiram o público. Utilize a possibilidade de marcar a localização e amigos, assim como marcar a conta do estabelecimento. Isso ajuda e muito na propagação da experiência que é oferecida.


Por fim e não menos importante, QUALIDADE > QUANTIDADE! Ou seja, faça conteúdo relevante para o público certo, evite ser o perfil de ofertas ou de panfletagem, não deixe o seu feed parecendo panfleto de supermercado, inundado de ofertas. Lembre-se, você está vendendo uma experiência, então você precisa mostrar ela, criar um valor para ela, não um preço.


O seu bar não precisa necessariamente de todas as mídias mencionadas, o importante é entender o público e objetivo do estabelecimento, assim você consegue estabelecer os canais a serem utilizados e operacionalizar isso. Além disso, se usar mais de um canal, mantenha todo o ecossistema conectado, você precisa ter o mesmo tom de voz em todos os lugares.

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014