Entenda mais sobre como montar um bar

Bares e restaurantes estão entre os setores que oferecem o maior número de empregos no país, ficando atrás somente da construção civil. O segmento se mantém entre os preferidos dos empreendedores de primeira viagem.


Embora a aparência seja diferente, administrar um bar pode não ser uma tarefa fácil, mas com planejamento e organização é possível construir uma marca forte e consolidar seu nome no mercado, oferecendo um serviço de qualidade para o público-alvo que você deseja atingir.


Com expansão anual de 10%, bares e restaurantes são responsáveis por gerar cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), existem cerca de 350 mil bares no brasil, movimentando cerca de R$ 4 bilhões ao ano, segundo pesquisas realizadas em 2015.


Pesquisas apontam que cerca de 35% dos bares e restaurantes encerram suas atividades em dois anos, por este motivo é inadmissível querer empreender no ramo sem ter um Plano de Negócios bem estruturado e no papel.


Para abrir um bar é fundamental elaborar um planejamento estratégico completo, começando de uma visão profissional de mercado: avaliando amplamente o público-alvo, localização do estabelecimento, cardápio de comidas e bebidas que serão oferecidas e os fornecedores contratados de acordo com a necessidade e realidade financeira da empresa.


Como montar um bar de forma fácil


Existem algumas exigências para a abertura de um bar, e você deve estar atento aos procedimentos e restrições, evitando qualquer dor de cabeça com multas e restrições de atuação. O primeiro passo para abrir um bar é procurar um profissional contábil para auxiliar nos procedimentos burocráticos e aspectos legais.


Algumas normas e leis que você deve saber antes de abrir seu bar são:

  • Lei federal 9.294 de 1996: proíbe o uso de cigarro em todo ambiente público e fechado;

  • Lei 8069 de 13/07/1990: proíbe a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos em todo o território nacional;

  • Resolução RDC 216 da ANVISA: determina que todo restaurante, lanchonetes, padarias, cantinas, bufês e bares adotem procedimentos que se adequem ao Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.


Localização é fundamental na hora de montar um bar


Um dos primeiros passos para quem deseja montar um bar é pensar na localização. Seja um imóvel próprio ou alugado, é importante que o ponto comercial escolhido tenha fácil acesso e boa movimentação durante o dia e noite. Escolha lugares de fácil acesso de transporte público e, preferencialmente, em bairros mais seguros e movimentados, evite locais onde o tráfego de carros é rápido, opte por regiões onde os carros transitem com velocidade baixa, deste modo todos que passarem por você terão a chance de ver seu estabelecimento.


Os bares e restaurantes são muito importantes para o turismo regional e se apresenta como uma das principais opções de lazer da população. Casas de festas noturnas e gastronomia são, respectivamente, a primeira e a segunda maior atração turística em São Paulo, conforme demonstra pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo. Por este motivo, é importante fazer uma pesquisa detalhada sobre os bairros da região, analisando os aspectos positivos e negativo de cada um.


Prepare eventos especiais em datas comemorativas


Uma das peculiaridades de atrações turísticas e gastronômicas é que você deve abrir as portas do seu estabelecimento em horários e datas incompatíveis com o horário comercial. Os feriados e datas comemorativas são oportunidades para atrair um público maior e aumentar o faturamento do seu negócio.


Outra possibilidade é utilizar seu espaço comercial para transmitir partidas de eventos esportivos, por exemplo.


Com relação ao horário de funcionamento, você deverá analisar quais os horários mais compatíveis com o público-alvo que você deseja atingir, mas é preciso ficar atento às restrições legais da sua cidade ou estado, pois em algumas regiões a lei do silêncio vale também para estabelecimentos comerciais.


Texto original: SEBRAE SC

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014