• Maria da Hora

Eventos cervejeiros impactados pelo Covid-19

No início do ano a maioria dos brasileiros estavam se preparando para diversos eventos cervejeiros distribuídos por todo país e pelo mundo também, mas devido o avanço do coronavírus alguns organizadores resolveram optar pelo adiamento ou cancelamento de seus eventos e nesta matéria você confere apenas alguns desses eventos.



Um dos primeiros cancelamentos foi o da Oktoberfest de Munique, esse é o maior evento cervejeiro do mundo, que é realizado desde 1810.


O Great American Beer Festival (GABF) que ocorre em Denver/Colorado é realizado há 40 anos consecutivo e também precisou optar pelo cancelamento físico digamos assim, porque a comissão organizadora resolveu optar por reformular o evento para que pudesse acontecer, mesmo que de forma online, o formato do evento ainda está em planejamento, mas a intenção é para que tenha promoções de cervejarias, degustações, palestras e até um possível delivery com kits de harmonização, com alguns pratos e cervejas.


Com o mesmo seguimento do GABF, os portugueses optaram fazer algumas mudanças no festival Artbeerfest que é realizado há sete anos em Caminha/PT, eles apelidaram como e-Artbeerfest uma vez que o evento terá um formato online, a proposta do festival é para que os interessados paguem por um valor fixo e depois recebe em casa uma caixa de cervejas de vários produtores, selecionadas por quem entende do assunto, juntamente com um link que dá acesso a algumas atividades e conteúdos online.


Aqui no Brasil tivemos alguns cancelamentos também, como por exemplo, o reality Eisenbahn Mestre Cervejeiro, que anunciou em março/2020 seu cancelamento, o programa vai ao ar há 10 anos buscando democratizar o conhecimento das cervejas artesanais em todo o país. A produção do programa envolve vários profissionais, direta e indiretamente, além do público, que envia os rótulos das cervejas que irão participar do processo seletivo.


Recentemente a organização da Oktoberfest de Blumenau/SC anunciou seu cancelamento, uma vez que os casos de Coronavírus dispararam no Estado de Santa Catarina e na cidade de Blumenau. A festa acontece desde 1984 e esse será o primeiro ano sem o evento.


O Festival Sul-Americano de Cerveja que aconteceria nos dias 7, 8 e 9 de agosto na Fiergs, em Porto Alegre/RS está suspenso, já os eventos Mondial de La Bière (RJ) que teria a edição em setembro, foi remarcada para novembro/2020 e Slow Brew Brasil (SP) que aconteceria em outubro, mudou para dezembro/2020.


A pandemia tem feito à população reformular o jeito de fazer suas atividades diárias e com os eventos não poderia ser diferente, o Brasil tem vivido dias difíceis e o mercado cervejeiro está passando por sérias dificuldades, muitos empresários tiveram que fechar seus bares, cervejarias e brewpubs por falta de recursos para continuar se mantendo durante a pandemia, já aqueles que ainda estão na ativa tem investido em delivery, take away e diversas promoções.


O momento é de se recolher para sair melhor desse período caótico que o país está vivenciando, fique em casa se puder ficar e procure fortalecer o comércio da cerveja artesanal local.


©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014