Exagerou na bebida? 5 dicas para resolver a ressaca rapidamente

Quem nunca pensou em tomar uma lata de cerveja mas acabou se empolgando e tomando quase um fardo inteiro? No dia seguinte, eis que surgem as consequências desse exagero: dor de cabeça, náusea, cansaço, falta de apetite e, algumas vezes, tontura. Além daquele famoso pensando de: "nunca mais farei isso", também surge a dúvida de como curar a ressaca.


Embora a melhor opção varie da quantidade de bebida ingerida ao seu estado de saúde, algumas medidas podem ser tomadas de forma natural, apresentando soluções rápidas e simples. Em alguns minutos você já estará bem melhor.


Ideias simples para curar ressaca de uma vez


1. Beba muita água

Hidratar-se é a principal dica para evitar os sofrimentos com a ressaca. A água ajuda a eliminar as toxinas do álcool que ficam nos fígados e rins. A nutricionista Waleska Silveira recomenda: "intercalar água com bebidas alcoólicas é fundamental para quem for beber além da conta". Você também pode optar por sucos de frutas naturais e água de coco.


2. Coma a cada três horas

Apostar na alimentação fracionada é um truque para curar a ressaca do dia seguinte. Comer a cada três ou quatro horas garante que o corpo tenha forças para não sofrer muito com os efeitos do álcool. Mas é importante prestar atenção no que você estará comendo. "Leve castanhas, frutas, barras de proteína e barra de cereal com fibras", sugere Waleska.


3. Faça um café da manhã caprichado

De acordo com a nutricionista, a primeira refeição do dia precisa ser feita com variedade e qualidade. "Fazer um bom café na manhã, com ovos, frutas e produtos integrais é essencial para repor as reservas do corpo e manter o pique durante o dia", explica.


4. No almoço, aposte nos carboidratos

A alimentação é o principal fator para te ajudar a curar o mal-estar da ressaca. No almoço, evite alimentos gordurosos e aposte nas comidas saudáveis. "Faça um almoço bem colorido com salada, verduras verde-escuras, carne sem gordura, batata doce ou arroz integral", avisa a nutricionista. Alimentos leves e com proteínas, como ovos e frutas, também são indicados para dar a volta por cima depois de enfiar o pé na jaca.


5. Alimentação contra a dor de cabeça

Se não teve jeito e você acabou ficando com dor de cabeça depois da curtição, o indicado é investir em alimentos como salmão, atum e linhaça. Se o problema for enjoo, o gengibre é indicado para acalmar o estômago. Além disso, fique longe de comidas com muito açúcar, e ao invés disso, substitua pelo mel. O chá de boldo também pode ser eficiente para a ressaca.