Fidelização ou atração de novos clientes para o bar, onde investir primeiro?

Atraio ou fidelizo? Invisto em novos clientes ou fidelizo os antigos? Se você é um bom empreendedor, certamente já se perguntou sobre isso, mas a pergunta que deixo é: por que você está pensando nisso como sendo etapas distintas na experiência do cliente em seu bar?

Por que não atrair e fidelizar os novos clientes? Fazer esse tipo de pergunta ajuda a criar a resposta para o problema criado. Não basta atrair o cliente, é preciso fidelizá-lo.

Há quem diga que fidelizar é mais importante que atrair, mas, como fidelizar sem atrair?

Entendemos que as duas iniciativas caminham juntas, não há como dissociá-las se você deseja ter um negócio próspero e durável.

Um cliente satisfeito é o melhor cartão de visita que o seu estabelecimento pode ter. “O boca a boca” ainda é uma excelente ferramenta de marketing, porém, você não pode depender apenas dela, afinal, apenas os fãs da marca acabam fazendo propaganda dela, por mais incrível que seja a experiência que você oferece em seu bar, a maioria pode elogiar seu atendimento, suas cervejas, seus drinques e seu cardápio, mas isso não quer dizer que eles serão seus fãs. Portanto, é preciso estratégia.

Quais estratégias você pode criar para o seu bar? (Imagem: Pixabay)

Quais estratégias você pode criar para o seu bar?

O que buscamos com essas estratégias é o retorno constante do consumidor, logo, precisamos desenvolver medidas que garantam esse retorno.

Além de criar um ambiente agradável, limpo, confortável, gostoso e atrativo, você precisa ter uma equipe formidável. Atendimento de primeira, educação e bom trato da clientela, marketing de qualidade, são alguns dos fatores que ajudarão a atrair e fidelizar sua clientela.

Todo o empreendedor deve construir o seu negócio prezando pelo bem-estar do seu cliente, portanto, invista nos detalhes, tais como: conforto, segurança, wi-fi, banheiros elegantes e para pessoas com deficiência física, ar-condicionado, boa iluminação, bela decoração, tudo de muito bom gosto para que o cliente se sinta bem e não deseje visitar a concorrência.

Converse com os seus clientes, os receba bem, trate cada cliente como se fosse o visitante que irá jantar na sua casa pela primeira vez, os acolha, levem-nos até a mesa, ouça suas sugestões, anote e modifique o restaurante para melhor servi-los, crie esse hábito com seus colaboradores, eles precisam entender que isso é uma necessidade e não uma formalidade da casa.

Ensine a sua equipe a arte da etiqueta, sorriso, boa vontade, educação e bons modos, no atendimento fazem bastante diferença. O cliente tem que ser tratado com respeito, cada cliente é especial.

Isso tornará o seu bar marcante e ninguém se recusará a voltar no estabelecimento onde foi tratado. Cada cliente tem que ter tratamento exclusivo.

Crie novos paladares, um cardápio único, com receitas deliciosas e apresentação impecável. Acrescido a isso, uma equipe de garçons dedicada, educada, com domínio completo do menu, a fim de que a experiência proporcionada ao cliente seja tão prazerosa que ele volte sempre.

Use e abuse das redes sociais para engajar sua clientela. Por meio do instagram, facebook, twitter, site, blogs, você atrai clientes novos e conserva os habituais, na forma de audiência cativa desses canais. A presença digital atualmente tem um papel muito relevante nos negócios.

Programas de fidelização são ótimos para manter seus clientes retornando ao estabelecimento. Você decide como pretende fideliza-los, se por meio de cartões impressos, magnéticos, visitas ao site, curtidas no facebook e instagram. Deixando recomendações nas redes sociais. Atualmente, não faltam opções de fidelização de clientes.

Use o WhatsApp, por meio dele, você informa os clientes da atualização do menu, de eventos promocionais, os parabeniza em seus aniversários, oferece descontos em datas comemorativas e estreita o relacionamento com eles, por outro canal além do e-mail marketing, mas cuidado, você não vai querer ser reconhecido como um entregador de panfletos, no qual só procura o cliente para entregar promoções!

Confira benefícios para os clientes mais assíduos e peça feedbacks! A pesquisa de satisfação dos clientes é a melhor maneira de melhorar, aperfeiçoar e alcançar a excelência do seu atendimento.

Com essas orientações você irá atrair cada vez mais clientes e fideliza-los, a fim de manter sua casa cheia o ano inteiro.

#fidelizarclientes #atrairclientes #Empreendedorismo #MarketingparaBares #Bar #estratégiacomercial

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014