• Maria da Hora

Garrafa marrom, ela é importante para a cerveja?

Você já parou para pensar o motivo da garrafa de cerveja ser marrom ou âmbar?

Talvez esse seja o último item a se pensar quando o assunto é cerveja, mas a cor da garrafa é sim, muito importante para a qualidade da bebida, e você entenderá o motivo no decorrer dessa matéria.


A maioria das cervejas são comercializadas em garrafas de vidro na cor marrom ou âmbar, quando são envasadas, o propósito é que chegue até você, consumidor, com o sabor original preservado, uma vez que, esse é o papel de uma garrafa juntamente com sua cor. Essas embalagens de cores escuras servem como filtro solar e ajudam a proteger a cerveja dos raios ultravioletas, evitando a oxidação, que pode ser percebida tanto no sabor quanto no aroma da bebida.


O amargor e o aroma da cerveja são características do lúpulo e ele possui alfa-ácidos em sua composição que, quando aquecidos geram isoalfa-ácidos, responsáveis pelo amargor da cerveja, mas quando presentes em excesso, podem gerar o que é conhecido pelos mestres cervejeiros como lightstruck, ou seja, um tipo de off-flavour que, muitas vezes é comparado ao cheiro de um gambá - a bebida fica com odores e cores desagradáveis, essa substância também pode ser produzida através da luz do dia ou artificial, que devido sua capacidade de quebrar certas moléculas do lúpulo, libera mais isoalfa-ácidos fazendo com que estes se liguem as moléculas de enxofre, gerando o defeito na cerveja.


Também existem garrafas verdes, que foram criadas após a Segunda Guerra Mundial, onde o intuito era ter uma cerveja com mais qualidade, porém as garrafas verdes e outras de cores mais claras não protegem a cerveja da luz como as garrafas de cor marrom, então, independentemente da qualidade da cerveja, elas estão mais propícias a estragar com o tempo.


Talvez você deve estar se perguntando, a cor da garrafa é preferível ser escura, mas e o material, precisa necessariamente ser o vidro?

A resposta é não, porquê existe a possibilidade de usar as latas, que apesar de sofrerem certo preconceito, são ótimas para conservar as características originais da cerveja, o material é livre de sabores, não deixa passar nenhum tipo de luz, conserva melhor as propriedades sensoriais e o gás também fica seguro dentro das latinhas, por elas serem totalmente impenetráveis.


Dica: uma de nossas publicações anteriores você pode conferir: Como deixar a cerveja gelada por mais tempo?; Colocá-las no congelador é melhor para gelar?; Existe algum truque para gelar mais rápido?




©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014