German Pilsner – Pilsner Alemã (Pils)

German Pilsner

Aroma: Tipicamente apresenta leves notas de cereais vindas do malte Pilsen (às vezes tipo biscoito Graham cracker) e lúpulos bem característicos com notas florais ou de especiarias. Limpa, sem ésteres frutados e sem diacetil. Pode ter um aroma inicial um tanto sulfuroso (proveniente da água e/ou da levedura) e leves notas de fundo de DMS (do malte Pilsen).


Bamberg O Calibre, cerveja medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja 2014.


Aparência: Cor palha até dourado claro, brilhante a bem límpida, com um colarinho cremoso e persistente.

Sabor: Amargo e com final bem definido (crisp), seco a médio-seco. Sabor maltoso moderado a moderado baixo, bem atenuado, apesar de alguns sabores de cereais e um leve dulçor do malte Pilsen serem aceitáveis. O amargor do lúpulo domina no sabor, continua depois da finalização e permanece no retrogosto. O sabor do lúpulo pode variar de baixo a alto, mas deve vir apenas de variedades nobres alemãs. Limpa, sem ésteres frutados e sem diacetil.

Sensação na Boca: Corpo médio-leve e carbonatação de média a alta.

Impressão Geral: Cerveja com final bem definido (crisp), limpa, refrescante e com um proeminente amargor proveniente de variedades nobres de lúpulos alemães, que é acentuado pelos sulfatos na água.

História: Uma cópia da Bohemian Pilsener adaptada para as condições de fabricação da Alemanha.

Comentários: Mais seca e com final mais bem definido (crisp) que uma Bohemian Pilsener com um amargor que tende a permanecer mais no retrogosto devido à maior atenuação e à alta presença de sulfatos na água. Mais leve em corpo e cor, com uma carbonatação maior do que uma Bohemian Pilsener. Exemplos atuais de German Pilsners tendem a ter uma cor mais clara, uma finalização mais seca e a ficarem mais amargas à medida que se vai do sul ao norte da Alemanha.

Ingredientes: Malte Pilsen, variedades alemãs de lúpulos (especialmente as nobres como Hallertauer, Tettnanger e Spalt, para sabor e aroma), água com níveis médios de sulfatos e levedura de lager alemã.

Estatísticas:

OG: 1,044 – 1,050 IBUs: 25 – 45

FG: 1,008 – 1,013 SRM: 2 – 5

ABV: 4,4 – 5,2%

Exemplos Comerciais: Victory Prima Pils, Bitburger, Warsteiner, Trumer Pils, Old Dominion Tupper’s Hop Pocket Pils, König Pilsener, Jever Pils, Left Hand Polestar Pilsner, Holsten Pils, Spaten Pils, Brooklyn Pilsner e Bamberg O Calibre.

Fonte: BJCP

#BJCP #CervejaArtesanal #GermanPilsner

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014