• Amaury Junior

Harmonização: cerveja e comida mexicana

Atualizado: Mai 13

Quando se pensa em harmonizar bebida com algum prato um pouco mais temperado, muitas pessoas acabam tendo dificuldade; visto que o tempero acaba roubando a cena no seu palato pela explosão de sabores.


Hoje, eu gostaria de falar sobre comida mexicana, pois é uma cozinha recheada de sabores pungentes, refrescantes, condimentados, doces e salgados.




Mas que tipo de cerveja se harmoniza com comida mexicana?


A resposta é, várias! A cerveja assim como a comida, também carrega um leque de sabores pungentes, refrescantes, condimentados, doces e salgados. A cerveja chega a ser mais versátil que o vinho quando se trata de uma cozinha mais rica e complexa em sabores. Ela traz harmonização por semelhança, contraste, corte e o que mais você puder imaginar; pense numa Witbier, com seu sabor levemente cítrico proveniente da casca de laranja e com um toque condimentado da semente de coentro e sua eferverscência refrescante, não ficaria fantástica com uma tortilha recheada com um chili levemente picante e um guacamole com bastante coentro? Deu fome né?


E a dica de hoje é, uma American Pale Ale! E não é de qualquer Pale Ale, mas da mãe das American Pale Ale; a Sierra Nevada Pale Ale. Essa cerveja de cor dourada alaranjada, trás notas cítricas remetendo a laranja, toranja, pinho e limão siciliano; na boca ela logo traz a potencia do lúpulo com todo o buque sentido nos aromas, mas com um belo balanço feito pelo malte logo em seguida, com um toque caramelado bem leve, a cerveja termina com um belo final limpo e seco com doses de quero mais!




A harmonização feita com a Sierra Nevada, foi junto a de um burrito com carne de porco com abacaxi, pimenta dedo de moça, queijo e bastante coentro. Os tons cítricos se entrelaçaram com o abacaxi e complementando a carne de porco que foi entrelaçada pelo caramelado do malte. Se você gosta de pimenta, se prepare porque a potência dos lúpulos alavancou a pungência do prato, mas ao mesmo tempo, o frescor do coentro entra em ação fazendo tudo parecer mais suave. Nem preciso dizer que toda aquela gordura do queijo ficou perfeita com o corte da cerveja, né?


Porém, não parei apenas no burrito, junto dele eu tinha um taco de frango crocante, com geleia de pimenta, abacaxi e bastante coentro também! A crocância do frango teve um perfeito destaque com o leve toque caramelado da cerveja, e toda a gordura que consequentemente viria com a fritura do frango, foi limpado pelo amargor e álcool da cerveja, que ao mesmo tempo potencializou a geleia de pimenta que logo se seguiu para um final limpo e refrescante que envolvia todos os cítricos da cerveja em harmonia com o abacaxi e o coentro do prato.


Gostou da dica de harmonização? Continue acompanhando o site e as páginas no Instagram @cervejaemfoco e @respirandocerveja, para mais informações nesse mundo de água, malte, lúpulo, levedura e um pouco mais!


#cerveja #harmonização #comida #comidamexicana #cervejaemfoco #sierranevada #paleale #americanpaleale

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014