Harmonizando hambúrguer e cerveja

Atualizado: Jan 1

Recentemente houve uma expansão e popularização da cerveja e do hambúrguer, ambos feitos de forma artesanal e mais elaborados que os produtos amplamente comercializados.


Hambúrguer e Cerveja


Uma cultura presente entre os americanos é harmonizar cervejas com hambúrgueres, por conta das suas versatilidades tanto na cerveja quanto nas opções do lanche. A qualidade indiscutível é outra característica fundamental para o sucesso da harmonização da cerveja com o hambúrguer, que pode ser feita a partir da combinação de sabores semelhantes, distintos ou até mesmo por corte.


A busca incessante por novos sabores e sensações faz o cliente optar por estes produtos. “Essa procura movimenta o mercado e faz com que estudantes e chefs renomados se interessem e invistam no setor”, afirma o chef Victor Vasconcelos, da It Burger. Para ele, este movimento é favorável para o desenvolvimento do setor gastronômico no país.



Harmonizando a cerveja com hambúrguer

  1. – Hambúrguer de carne bovina – pode ser algo leve como uma American Lager indo até uma American Pale Ale.

  2. – Hambúrguer com carne de porco ou linguiça – Red Ale ou Dunkel.

  3. – Hambúrguer de frango – Pale Ale.

  4. – Hambúrguer com acompanhamento de saladas – Pilsen.

  5. – Hambúrguer com gorgonzola – India Pale Ale

  6. – Hambúrgueres defumados ou com bacon podem ser harmonizados com as cervejas Pilsen, American Pale Ale e India Pale Ale.

O chef consultor da BRF Food Services, Marcos Zanon explica que aos poucos os consumidores aprendem a fazer escolhas que não modifiquem o paladar dos ingredientes da dupla. “No início é normal que aconteçam equívocos, mas todos vão passar por um processo de aprendizagem e reconhecimento da combinação dos elementos”, diz.


As opções de harmonização indicadas neste texto são elaboradas conforme os sabores característicos dos produtos, para dar uma base para experimentos gustativos, não há uma regra que determine o que é errado ou certo, consuma a cerveja e o hambúrguer que melhor se adaptar ao seu paladar, sempre vá testando novos sabores e não contente-se em ficar com os mesmos sempre, há um mundo de sensações esperando por você.


#CervejaArtesanal #hambúrguerecerveja #Harmonizandohambúrguerecerveja

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014