Ideias de parcerias para aumentar as vendas de bebidas

Atualizado: Jul 6

Hoje precisamos falar sobre criar um diferencial para o seu cliente. Já ouviu aquele ditado de que uma andorinha não faz verão? O assunto são as parcerias que podem atrair seu cliente e ainda tornar sua loja um lugar que ele vai querer voltar!



Vou falar sobre algumas formas de parcerias que podem render mais vendas e ainda fidelizar os clientes.


Parcerias de descontos por grupo de consumidores


Certa vez em minha loja de cervejas criei uma parceria com um estúdio de tatuagem. Ofereci descontos para tatuadores e clientes e acertei em dois pontos básicos:


- Ofereci os serviços para um público alvo bem definido: consumidores que ficavam horas em um local, as cervejas oferecidas eram com um custo menor e acessível, pois boa parte do público eram universitários;


- Realizei a parceria com uma instituição próxima à loja, criando mais uma facilidade para o cliente: ele poderia passar na loja após a sessão e conferir algumas outras ofertas.


Me diz, você irá fazer uma tatuagem em um estúdio e lá te oferecem cerveja com um preço bem camarada, você estará propenso ao consumo no local? Digamos que você consumiu a cerveja e foi a primeira vez que você teve contato com uma cerveja artesanal, você amou e fica sabendo que na esquina fica uma loja especializada em cervejas artesanais e que dispõe de outras 200 opções e você tem desconto, você iria?


Esse é o tipo de parceria que funciona, anote os quatro passos para criar um grupo de desconto:


1 - Conheça o perfil de seus vizinhos: procure por outros comércios ou locais em que as pessoas vão com uma certa frequência. Um exemplo são funcionários de shoppings ou grandes centros comerciais.


2 - Analise se o produto ou serviço que você tem a oferecer atende àquele público.


3 – Divulgue muito, de todas as formas! Pode ser com uma faixa ou aviso bem visível em sua loja, folhetos e pelas redes sociais, claro!


4 - Crie uma modalidade de benefício por desconto ou cartão fidelidade. Por exemplo: desconto de 10% oferecido automaticamente para funcionários do shopping ou loja X ou de uma instituição específica ou, a cada 10 refeições, a 11º é grátis.


Parcerias oficiais com empresas e associações


Essa parceria pode ser realizada com grandes empresas e associações. Para realizar parceria com grandes empresas entre em contato com o administrador ou o responsável pelo RH (recursos humanos) e proponha essa parceria diretamente. Argumente o quanto pode ser vantajoso oferecer aos funcionários um desconto em sua loja simplesmente por trabalhar naquele local. E peça autorização para divulgar internamente esse grupo de desconto. O ideal é que a própria administração divulgue essa parceria por meio de avisos, e-mails ou memorandos. Mas se houver resistência nessa divulgação interna pela empresa, peça autorização para distribuir um folheto aos funcionários destacando essa parceria.


Além dessa abordagem direta com o administrador há uma outra forma de realizar essa parceria. Procure por associações que já oferecem cartão benefício aos seus funcionários. Geralmente as associações comerciais locais (ACI) possuem um “cartão de desconto” para associados. Procure a associação e ofereça sua loja para participar dessa rede de benefícios.


Parcerias com fornecedores


Essa é uma parceria que pode ser feita de várias formas.


Descontos em produtos específicos: o fornecedor oferece um desconto e a loja acrescenta mais um percentual;

Degustação realizada pelo fornecedor: pode ser uma degustação de alimentos ou para experimentar outros tipos de produtos, como uma cerveja, um creme ou um prato. Você oferece o local e o fornecedor oferece um demonstrador e a própria degustação.

Ação promocional: você já deve ter visto aquelas ações que são mais “festivas”. Uma tenda do lado de fora da loja com o produto, música, balões e brindes. Elas são feitas para atrair o cliente e divulgar um produto de forma mais descontraída. Geralmente oferecem um serviço unido a divulgação.


Parceria com profissionais liberais ou autônomos


Imagine você entrar numa loja de roupas e encontrar uma consultora de estilo? Ou uma especialista em cosmetologia numa loja de cosméticos? Isso valoriza muito o trabalho desenvolvido no local, não é mesmo? E por qual razão você ainda não levou um sommelier ou um produtor de bebidas para dentro do seu estabelecimento?


Para realizar essa parceria, ofereça seu espaço e seus clientes para que o profissional possa divulgar seus serviços e, aos clientes, você oferece uma consultoria básica especializada. Em contrapartida você pode oferecer ainda ao profissional, um *percentual sobre as vendas que tiveram a participação direta dele.


*Essa é a parceria mais delicada. Será preciso um acerto bem claro entre a loja e o profissional. O que você pode oferecer de contrapartida e o que o profissional pode oferecer. Afinal, ele está divulgando um serviço para atrair mais clientes, como você. O que ele vai fazer é uma consultoria básica. E depois, o cliente continuará utilizando as dicas desses profissional na hora de escolher os produtos na sua loja.


Tem uma ideia bem bacana e original para restaurantes, cafés e similares. Há um movimento chamado de “chef em casa”. Um chef que não tem um restaurante oferece um menu que ele faz na casa do cliente. Essa parceria pode ser realizada pelo seu restaurante ou café, um almoço ou jantar especial assinado por um Chef convidado. Nesse caso, é importante a contrapartida também em percentual das vendas. Mas o Chef convidado também tem a possibilidade de divulgar seus serviços personalizados e conquistar clientes.

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014