• Maria da Hora

Massa de pizza com cerveja

A pizza chegou em nosso País via imigrantes italianos entre 1880 e 1930, mas não se expandiu totalmente, porque ficou restrita a eles, mas em 1950 ela se espalhou pelo Brasil, ganhando algumas modificações de sua fórmula original, até que o dia 10 de julho de 1985 ficou nomeado como o dia da pizza, isso mesmo, ela tem um dia para chamar de seu, então nada melhor do que comemorar essa data e curtir os dias de lazer produzindo sua própria massa de pizza com um toque especial, que é usando a cerveja como ingrediente.


Tradicionalmente, usa-se cervejas do estilo Pilsen, mas nessa receita você usará a cerveja IPA, diferente, não é mesmo?!


Ingredientes


  • 1 kg de trigo

  • 500 ml de cerveja IPA

  • 3 colheres de sopa açúcar

  • 1 colher de sopa de sal

  • 20 gramas de fermento biológico seco

  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva


Modo de Preparo


Em um recipiente misture os ingredientes secos, adicione o azeite e a cerveja IPA aos poucos.

É importante que a cerveja esteja em temperatura ambiente para trabalhar melhor a fermentação, porque se ela estiver gelada, o fermento não irá funcionar.

Em seguida, sove até dar o ponto de massa e deixar crescer de 30 a 40 minutos.

Coloque o recheio de sua preferência e leve ao forno.

Leve ao forno médio (180° C), preaquecido, por 15 minutos, quando perceber que ficou crocante nas bordas, já está na hora de tirar e servir.


Observação

Para o recheio, a dica é usar ervas frescas como manjericão, alecrim, tomilho e orégano.



Dicas de harmonização com pizza


Margherita - um clássico, o recheio leva molho de tomate, queijo mussarela e manjericão ou seja, uma pizza leve que harmoniza super bem com cervejas do estilo Pilsen.

Quatro queijos - essa também é muito pedida, ela é potente e gordurosa, então sua harmonização pode ser por corte da gordura, usando o mesmo estilo da receita, uma IPA ou até mesmo uma APA.

Doce de leite com banana - pizza doce não pode faltar, então as cervejas que indico para esse sabor são Saison e Belgian Golden Ale.



©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014