Menos expositores e ingressos mais baratos: Festival da Cerveja terá mudanças em 2020

Festival Brasileiro da Cerveja (Foto Divulgação)

O Festival Brasileiro da Cerveja terá mudanças a partir do próximo ano. Duas delas serão mais visíveis ao público que visitar a Vila Germânica entre os dias 11 e 14 de março: a redução do número de expositores, que ficará limitado a 100 – foram 116 cervejarias neste ano –, e uma eventual diminuição dos valores dos ingressos, algo que está em análise.

Ambas as medidas têm como pano de fundo tornar o festival mais atrativo financeiramente para as cervejarias. Para muitas delas, sobretudo as que vêm de outros Estados e que, por isso, têm custos maiores de logística, a conta não estava fechando. Um dos receios é de que essa realidade espantasse essas empresas, o que enfraqueceria a proposta de abrangência nacional do evento. Por outro lado, ingressos mais acessíveis poderiam atrair mais público, aumentando o consumo nos estandes.

As alterações também atingirão a estrutura da organização. Promotora do festival, a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) criou um comitê de profissionais ligados ao mercado cervejeiro, que fará a ponte entre a entidade e os expositores. Como primeira ação, esse grupo disparou um questionário para todas as cervejarias que já participaram do evento para entender suas principais demandas e objetivos.

O comitê é formado por Develon da Rocha e Ulysses Kreutzfeld, representando a Ablutec, e pelos empresários Valmir Zanetti (Cerveja Blumenau), Carlo Bressiani (Escola Superior de Cerveja e Malte) e Maurício Zipf (Schornstein). As medidas a serem tomadas representam um passo atrás em termos de volume, mas são necessárias para qualificar o festival e garantir que ele cresça no futuro, na avaliação de Zanetti.

Concurso e rodadas de negócios

O Concurso Brasileiro da Cerveja também passará por mudanças. A Escola Superior de Cerveja e Malte assumirá em definitivo a organização da competição. Outra novidade prevista para o festival no ano que vem será a promoção de rodadas de negócios entre as empresas com apoio do Sebrae.

#BlumenauSC #CervejaArtesanal #FestivalBrasileirodaCerveja #FestivalCervejeiro

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014