• Amaury Junior

Mexilhão com fritas e cerveja!

Mais conhecido como Moules et Frites, este tradicional prato da Bélgica apesar da sua simplicidade, ele é rico em sabores e complexidade e o mais importante, ele é cozido com cerveja! Mas, não será qualquer cerveja, hoje trago uma receita onde usaremos uma Belgian Lambic da cervejaria Imigração.


A cerveja:


Apesar de ser uma cerveja nacional, foi replicado em sua fermentação, características parecidas com o Vale do Rio Senne na Bélgica para tentar chegar o mais próximo possível de suas companheiras belgas.


Sua fermentação e maturação aconteceram em um blend de madeiras brasileiras ao longo de um ano; ela apresenta coloração amarelo palha, baixa formação de espuma e trazendo no aroma notas de laranja madura, abacaxi, uvas brancas e animalescas. Na boca ela tende a um corpo médio a médio baixo, leve pungência vinda da carbonatação seguida de uma acidez marcante e final seco.



Receita:


- 1kg de mexilhões (mariscos de preferência)

– 3 cebolas roxas picadas em cubos pequenos

– 3 dentes de alho picados

– 330 ml de cerveja Belgian Lambic da Imigração (ou qualquer outra lambic/gueuze que queira usar)

– 1 tomate em concassé

– Salsinha picada à gosto

– Cebolinha picada à gosto

– 30 ml de azeite de oliva

– 100 gramas de manteiga

– Sal e pimenta preta à gosto

– Batatas fritas para acompanhar




Preparo:


Para fazer o tomate concassé, você faz um leve corte em forma de X na parte de baixo do tomate e coloca ele na água fervendo, até a pele começar a soltar (uns 30 segundos), em seguida coloque ele em água com gelo pra interromper o cozimento. Descasque e pique o tomate em cubos.


Limpe os mexilhões e reserve. Em uma panela funda, refogue no azeite de oliva a cebola e o alho, mas não deixe dourar muito, queremos apenas que eles liberem aroma e não um sabor mais caramelado. Em seguida coloque a manteiga e junte os mexilhões a panela refogando bem. Após refogado, despeje a cerveja, o tomate, salsinha e cebolinha. Deixe que cozinhe até os mexilhões começarem a abrir (os que não abrirem, não estão bons), tempere com sal e pimenta e sirva junto das batatas fritas.


Uma dica de harmonização é, comer o prato junto da mesma cerveja utilizada no método de preparo!


Gostou de saber de mais uma dica de utilizar a receita como ingrediente na sua cozinha? Continue acompanhando o site e as páginas no Instagram @cervejaemfoco e @respirandocerveja, para mais informações nesse mundo de água, malte, lúpulo, levedura e um pouco mais!


#beer #cerveja #comida #mexilhões #marisco# lambic #bélgica


©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014