• Maria da Hora

O que é ser Sommelier de cervejas?

Atualizado: Jul 6

Como surgiu a profissão?


A palavra Sommelier é francesa e o feminino da palavra é Sommelière - de origem bem antiga, no vocábulo francês sommier originalmente era relacionado a burros de carga, como referência a animais que transportava todo tipo de objetos.


Historicamente seu sentido foi ampliado, para num dado momento se referir as próprias cargas transportadas, e posteriormente nominar a função de pessoas que na idade média, eram oficiais do governo e carregavam no próprio corpo os diferentes objetos e pertences dos príncipes e senhores do País, responsável inclusive por transportar as pipas de vinhos e comidas para os grandes castelos e palácios gregos romanos.


Com o passar do tempo a função evoluiu para provadores oficiais dos monarcas, responsáveis pelos alimentos e bebidas durante as viagens e com isso um oficial de total confiança do império, que desempenhava papel importante na proteção do soberano, com a responsabilidade de prevenir atentados a vida destes, das intoxicações e outras injúrias a saúde provocados por adversários da corte de onde supostamente emanavam intrigas e conspirações, então o Sommelier da copa ficou com a atribuição, por ter a expertise suficiente devido as diferentes técnicas, geralmente intuitiva que identificava a presença de substancias nocivas a saúde e evitar a ingesta de tais produtos. Tendo que para isso, colocar em risco a própria segurança, provando os produtos antes de servi-los.


Após o século XVIII, quando os restaurantes de Paris se popularizaram e a cidade se tornou um dos ícones mundias da gastronomia, a função de provar se consolidou como Sommelier que, devido algumas modificações, tornou-se o profissional responsável por provar o vinho e garantir sua qualidade.


Na sequência, início do século XIX, surge a necessidade de alguém que pudesse estar nos locais de circulação da bebida, com amplo conhecimento sobre as suas características para informar aos clientes e empresários, respectivamente, quanto os aspectos de consumo e gestão, então assim nasce o trabalho de Sommelier.


Apesar da tradição de longa data, somente em 2011, por meio da Lei 12.467, é que a profissão de Sommelier foi regulamentada no Brasil. Hoje é uma das profissões que está em constante crescimento em nosso País e em diversas áreas como, vinhos, cachaças, chás e (ainda bem!) cervejas. Mudanças significativas, vem ocorrendo no hábito de consumo das cervejas no Brasil, onde se pode observar forte abertura para novos estilos, descobertas e ressignificação, fazendo com que tudo isso fique mais aliado a uma cultura rica nas diferenças regionais. Em resumo: O cenário perfeito para a prática da função do Sommelier!




O trabalho de um Sommelier


Visto de longe, pode até parecer fácil, porém não é tão simples, pelo contrário, requer muita dedicação porque trabalhar experimentando cervejas pode ser muito prazeroso, mas tudo é feito com muita moderação e responsabilidade. A principal função de um Sommelier é cuidar rigorosamente do serviço da bebida, mas também precisa saber de todos os detalhes, desde a produção da bebida até o relacionamento com clientes. E é assim que o leque dessa profissão se abre, permitindo trabalhar em: cervejarias, importadoras, distribuidoras e também dá para prestar consultorias.



Entenda as diferentes funções da profissão:


  • Cervejaria: Degustar a bebida é só uma parte do trabalho. Nas cervejarias os profissionais fazem análises sensoriais das receitas junto com o Mestre Cervejeiro e testam os lotes para conferir a qualidade da bebida. Além do setor técnico, quem atua na área comercial pode treinar as equipes de vendas, sugerindo as melhores opções de cerveja para bares, restaurantes.

  • Importadora: É o Sommelier quem escolhe quais rótulos de cervejas internacionais trazer para o Brasil. Mas, para isso, é preciso estar atento às novidades. É interessante viajar e escolher as cervejas que estão de acordo com o paladar dos brasileiros. Aqui você também pode capacitar equipes de venda.

  • Distribuidora: O especialista em cerveja escolhe as opções mais interessantes para os seus clientes, que podem ser bares, restaurantes, supermercados.

  • Bares, restaurantes, empórios, hotéis: Nesses locais, o sommelier de cerveja precisa:

Cuidar do armazenamento das bebidas para manter a qualidade;

Apresentar a carta de cervejas aos clientes e indicar qual cerveja é a ideal para harmonizar com o prato que eles escolheram; 

Abrir a garrafa corretamente;

Servir a cerveja na temperatura ideal;

Escolher as bebidas de acordo  com o perfil do estabelecimento;

Escolher o copo/taça/caneca/ que potencialize os aromas da bebida;

  • Consultoria: Nem sempre um restaurante pode ter um Sommelier exclusivo, então, que tal prestar consultoria? Nesse caso, a pessoa fica responsável por entender o gosto do cliente, elaborar a carta de cervejas, negociar com os distribuidores e até treinar a equipe.


O Sommelier ainda é mestre na arte da harmonização. É ele quem faz as indicações de pratos que harmonizam com a cerveja escolhida ou vice versa, a fim de oferecer uma experiência mais positiva ao cliente. A excelência de um Sommelier passa, essencialmente, pelos seus sentidos. Por isso, mantê-los sempre treinados melhora sua capacidade de análise de aspectos visuais, gustativos e olfativos de uma cerveja, que são fundamentais para o sucesso da profissão.


©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014