Cerveja em Foco

Cerveja em Foco Logo Alternativo - Transparente

O Terroir de Burton-upon-Trent

Afinal, cerveja tem terroir? Tem sim, meu amigo!

Apesar de ser uma palavra que muitas vezes está atrelada ao mundo do vinho, para explicar as características das uvas, cerveja também tem seu terroir. Porém, na cerveja, ele funciona um pouco diferente.

O terroir no vinho, vem do microclima em que aquela uva é criada, influenciada pelo tipo de solo e clima na maioria das vezes; já na cerveja ele vem de pequenas características um pouco diferentes, seja das frutas daquela região, dos micro-organismos (levedura), onde um exemplo é a região do rio Senne, próximo a Bruxelas, que produzem cervejas de fermentação espontânea lendárias e até mesmo a água, que é o caso de Burton-upon-Trent.

A água da região de Burton, é extremamente rica em sulfato de cálcio devido à cidade estar situada sobre um substrato de calcário. Isso faz com que as leveduras que adoram cálcio, fermentem todo o açúcar daquele mosto, fazendo uma cerveja mais seca, límpida e de um amargor de lúpulo mais pronunciado. Parecem as características de uma clássica Pale Ale, não? Isso é devido por conta dos cervejeiros que hoje tentam “burtonizar” a sua água, adicionando um pouco mais de cálcio para que tenha um perfil semelhante nas suas Pale Ale ou India Pale Ale.

Umas das mais populares cervejas da cidade de Trent, atualmente, é a Pedigree da cervejaria Marston’s, uma Amber Ale premiada no World Beer Awards, de cor dourado profundo a um alaranjado âmbar, com notas sulfurosas e um aroma de lúpulo frutado e de leve sabor picante, onde ela termina com um final bastante curto e seco.

Cerveja Marston’s Pedigree em um dos famosos pubs britânicos.

Brazilian Burton Pale Ale, é o nome que a Bodebrown, cervejaria curitibana, deu à sua cerveja feita em 2015. Isso se deu ao fato de que a Marston’s Brewery convidou os irmãos Paulo e Samual Cavalcanti, sócios e mestre-cervejeiros da Bodebrown, para produzirem e distribuírem a cerveja em mais de 1500 pubs britânicos. A cerveja ficou tão boa, que até medalha de ouro levou no The World’s Biggest Spring Real – Ale Festival.

Gostou de saber que cerveja também pode possuir terroir? Continue acompanhando o Cerveja em Foco para mais curiosidades!

E também, siga meu instagram @respirandocerveja, onde falo das minhas experiências no mundo cervejeiro e dou dicas de harmonização e lugares pra visitar.

#cervejaemfoco #instabeer #terroir #beer #cerveja #burton #paleale #ipa

Deixe um comentário