• Amaury Junior

Oud Bruin x Oud Red Ale

Atualizado: Jul 11

Famosas por suas características em particular, as Oud Bruin (Brown Flanders) e Oud Red (Red Flanders), despertam curiosidade no consumidor por sua notas vinificadas e acidez abundante. Mas afinal, o que são essas cervejas? Qual a diferença de ambas?


Tradicionais da província de Flandres, na Bélgica e famosas por cervejarias como De Branbandere e Verhaeghe, elas passam por um processo de envelhecimento de até 2 anos, onde no final é feito um blend com uma versão mais jovem e ácida, para buscar um equilíbrio e complexidade maior.


Oud Bruin


Envelhecida em aço inox e trazendo uma mistura de maltes Pilsen, Vienna e Munique com um pouco de cevada torrada e uma mistura de leveduras da própria cervejaria. Esta cerveja tem um perfil sensorial fantástico, onde você encontra notas que remetem a caramelo, chocolate, uva passa e jerez. Na boca ela possui uma acidez logo percebida com um final seco e levemente adstringente. A cervejaria que traz uma Oud Bruin muito bem elaborada, é a De Branbandere com sua Petrus Oud Bruin, ela tem 5,5% de ABV, coloração castanha e notas frutadas que lembram a cereja madura, chocolate, e acidez de um jerez.




Oud Red


Conhecidas por serem as "borgonhas da Bélgica" as Oud Red passam por envelhecimento em barricas de carvalho, diferente das Oud Bruin em aço inox. Lembrando que a versão mais jovem da qual é feito o blend da Oud Red, passa por aço inox e não barrica, onde fica até um mês fermentando e também se usa uma levedura da casa; apenas a versão mais velha passa pelo carvalho. As barricas contem bactérias residuais (geralmente lactobacilos), que azedam a bebida. De cor castanho avermelhado a um castanho escuro, essa cerveja traz notas de frutas vermelhas como cereja, ameixa e laranja e frutas passas; trazendo também notas acéticas que remetem muito a um bom vinho tinto. Um dos exemplos dessa cerveja, é a Duchesse de Bourgogne, da cervejaria Verhaeghe. A Duchesse é um blend de uma base com 18 meses e a outra mais jovem, com apenas 8 meses. Ela traz em seu perfil um teor de 6,2% ABV e baixa carbonatação com notas de ameixa e cereja escura, uva passa, acidez balsâmica e notas vinificas. Na boca ela traz um equilíbrio perfeito de dulçor maltado e acidez, melaço, cereja e vinagre balsâmico, frutas secas e taninos. Sim, ela possui taninos e é a cerveja já produzida, com a maior percepção deles!


Duchesse de Bourgogne, edição da cerveja com chocolate e cereja.


Ambas as cervejas harmonizam muito bem com frutos do mar como camarão, lagosta e mariscos. Carnes de caça e ensopados de carnes como o tradicional Carbonade Flamande belga, caem muito bem também!


Gostou de saber a diferença entre as duas cervejas? Continue acompanhando o site e as páginas no Instagram @cervejaemfoco e @respirandocerveja, para mais informações nesse mundo de água, malte, lúpulo, levedura e um pouco mais!



#beer #irra # cerveja #flandres #belgica #belgium #oudbruin #redale #flanders #petrus #duchesse

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014