Por que a Bierland trocou as garrafas de vidro por cervejas em lata

Uma das mais antigas cervejarias de Blumenau está consolidando um arrojado reposicionamento de mercado. Fundada em 2003, a Bierland abandonou no início deste ano as garrafas de vidro e readaptou a produção de sua fábrica, de onde agora saem apenas latas de 350ml. O movimento já vinha sendo planejado desde que a marca lançou uma linha neste formato de embalagem, em setembro do ano passado. A boa aceitação do público à novidade, segundo o gerente executivo da empresa, Rubens Deeke, deu ainda mais fôlego a essa transformação.

A estratégia passa pelo aumento de escala, que a Bierland entendeu que seria mais viável com latas do que com garrafas. Ao ampliar o volume, a empresa reduziu custos de produção ao ponto de poder colocar nas prateleiras de lojas especializadas e supermercados cervejas especiais com preços melhores – a partir de R$ 2,99. A marca intensificou o relacionamento com pontos de venda para manter os valores propostos, dentro da principal diretriz do negócio hoje, que é democratizar o acesso às artesanais por parte do público.

— Precisamos de escala para justificar os investimentos. Há uma pressão do mercado por preços mais justos — diz Deeke ao avaliar a ascensão deste nicho.

A decisão por essa virada de página, no entanto, não foi nada fácil. Para validar o modelo, a Bierland precisou dar alguns passos atrás. Cortou o portfólio pela metade – de 15 estilos, apenas seis continuam sendo produzidos – e restringiu a distribuição, que com a linha de garrafas chegava a vários pontos do país, apenas a Santa Catarina. Num primeiro momento, a margem do negócio também foi reduzida.

— É o preço de ser o pioneiro — considera Deeke.

Passada essa fase de maturação, a marca prevê novas etapas de crescimento. Já iniciou contatos para vender latas para o Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Para atender a demanda de novos mercados, a Bierland prevê triplicar a produção de 100 mil para 300 mil litros por mês. Também está investindo na construção de um novo centro administrativo, ao lado da fábrica, que deve ficar pronto ainda neste ano.

Bierland troca garrafas de vidro por cervejas em lata (Imagem: Divulgação)

Fonte: NSC Total

#BlumenauSC #CervejaArtesanal #cervejaemlata #CervejariaBierland

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014