Cerveja em Foco

Cerveja em Foco Logo Alternativo - Transparente

Por que eu devo usar Branded Content para vender no meu bar ou restaurante?

Se você está aqui, certamente você ainda não conhece o conceito ou sabe o que significa o termo “branded content”, então vamos começar, respondendo à pergunta mais básica: o que é branded content?

A tradução desse termo para o português seria conteúdo de marca, a proposta do conceito é de que a empresa crie conteúdo que esteja diretamente relacionado ao universo da marca. Esse conteúdo precisa ter qualidade e relevância para o público-alvo. Exemplo disso é a forma que a Red Bull está posicionada hoje, o energético mais conhecido do mundo é um dos maiores patrocinadores de esportes radicais e isso fica evidente em redes sociais, estádios, ginásios, equipamentos e roupas de atletas e em todos os locais onde são praticados qualquer esporte. A marca se faz presente, se comunica com autoridade e se torna referência nos esportes radicais.

Em vez de ser associada com anúncios, a marca passa a ser associada com informação ou diversão, que possuem mais valor para o consumidor do que a famosa panfletagem de ofertas.

O branded content é muito flexível e adaptável. Ele se posiciona em uma intersecção do marketing que envolve publicidade, informação e entretenimento, além disso, o branded content pode ser desenvolvido através de variados canais e formatos.

O branded content é mais uma forma das marcas transmitirem suas mensagens aos consumidores e uma resposta eficaz a um mercado publicitário cada vez mais saturado. A informação de qualidade e relevante para a persona toma o lugar dos anúncios, como uma forma de gerar valor e criar uma conexão com o público-alvo.

Ele representa uma nova abordagem para a publicidade e surgiu em meio a grandes mudanças tanto do ponto de vista do marketing, da migração do off para o digital, quanto do público, que passou a valorizar experiências e mergulhou no consumo das redes sociais e de vídeos virais.

O foco não está nos produtos ou serviços, e sim nos valores da marca. A comunicação é construída levando em consideração as qualidades intangíveis da empresa e busca impactar o público, gerar conversas, melhorar a reputação e cultivar novos relacionamentos – mais do que efetivar uma venda.

A mensagem de marketing no branded content é tão sutil que chega a ser quase invisível. O conteúdo produzido usa emoções para se conectar com o público e o teor é pensado nos interesses das pessoas, no que elas gostariam de ler e assistir.

Vantagens do branded content

É um marketing não invasivo, pois não utiliza banners ou pop-ups, que muitas vezes atrapalham a navegação e resultam em rejeição dos usuários. Em vez disso, o conteúdo de marca atrai as pessoas naturalmente, fazendo com que elas queiram se aproximar da empresa.

Não utiliza panfletagem tradicional ou comunicação de banner outdoor com ofertas, mas faz campanhas e eventos que envolvem a sua comunidade. Ao invés de focar no produto ou no serviço, a produção de conteúdo tem o consumidor como centro, assim como suas necessidades e seus anseios. O produto é apresentado como um resolvedor de problemas. Essa estratégia possibilita que as empresas se conectem com seu público em um nível muito mais profundo.

Deixe um comentário