Prefeitura de Porto Alegre debate prioridades das microcervejarias em 2020

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, reuniu-se com a diretoria da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM). O objetivo do encontro foi discutir parcerias e ações de integração para fortalecer o segmento em Porto Alegre, que busca ser reconhecida oficialmente como a capital brasileira das microcervejarias. Além disso, a reunião tratou de um programa continuado de melhorias nas fábricas e o calendário 2020 da AGM – com destaque para a consolidação de um evento anual de cervejas especiais na cidade.

Juntas, a prefeitura e a entidade pretendem mapear o setor e dimensionar o mercado cervejeiro, bem como seu potencial de demanda, por intermédio do cruzamento das informações. O objetivo é identificar entraves burocráticos e oportunidades de crescimento. Segundo o presidente da AGM, Diego Machado, o poder público tem um importante papel de facilitador do desenvolvimento setorial. “A cena para 2020 muda, e Porto Alegre tem de se preparar. Temos consciência de que a SMDE está aqui para contribuir com melhorias contínuas e aberta a parcerias que fazem a diferença para a nossa cidade”, explica.

Foto: Maria Ana Krack/PMPA

Neste sentido, uma das experiências em destaque foi a criação do Porto Cervejeiro. O projeto, lançado em outubro e desenvolvido com a participação da prefeitura, do Sebrae e de entidades ligadas ao setor, embasa a criação de uma rota cervejeira – com programação e atrações permanentes na capital.

Já o secretário Eduardo Cidade confirmou o propósito da SMDE de colaborar com a valorização do segmento cervejeiro. “É fundamental que as forças se articulem para que as coisas aconteçam. Estamos aqui para simplificar os processos de formalização das empresas e tornar Porto Alegre cada vez mais atrativa, fortalecendo, assim, o crescimento econômico da cidade”, sustenta. (PMPA)

#AGM #PortoAlegreRS #AssociaçãoGaúchadeMicrocervejarias #IncentivoFiscal #Lei #Microcervejaria

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014