Pudim de Cerveja

Atualizado: Set 3

Se a cerveja com sobremesa vai bem, imagina a cerveja na sobremesa! Conseguiu imaginar? Não? Hoje fizemos um pudim de cerveja, que por sinal é muito fácil de fazer!


Ingredientes


– 1 lata de leite condensado – 300 ml de leite – 4 ovos – 2 xícaras de açúcar para a calda

– 300 ml de cerveja gelada, assim você poderá consumir o restante da garrafa e não cometerá o pecado de jogar comida fora.

– 1 xícara de água

– 1 cerveja de reserva

[Dica] Escolha uma cerveja com iguarias que possam dar um sabor diferenciado no pudim, afinal, a cerveja é o diferencial nesta receita, ela dará o sabor e aroma do seu pudim. Escolha cervejas mais encorpadas, que sejam turvas, elas irão dar maior consistência ao prato.


Modo de preparo


Calda

Coloque o açúcar e a xícara de água em uma panela para fazer a calda.

[Dica] Deixe a mistura da água com açúcar fervendo até que a água comece a secar. Quando começar a ficar com uma coloração caramelo e ficar levemente espessa, desligue e jogue nas paredes da forma do seu pudim.


Pudim

Pudim de Cerveja


Coloque no liquidificador o leite condensado, os ovos, o leite e a cerveja, deixe ligado por alguns minutos, até misturar bem, não se assuste com a espuma, pois, está tudo bem! Tudo deu certo até aqui? Então abra aquela cerveja reserva para consumir durante a próxima etapa. Despeje a mistura do liquidificador na forma caramelizada, leve ao banho-maria por uma hora ou até começar a ficar fofinho. Para finalizar leve à geladeira. Para que a cerveja não fique com esse leve teor alcoólico você poderá ferver ela antes de misturar com os outros ingredientes, desta forma parte do álcool poderá ir embora. Escolhi a cerveja Paulaner Dunkel para esta receita, por tratar-se de uma cerveja de trigo, mas, com características de uma cerveja do estilo dunkel. O resultado foi o esperado, um leve dulçor de banana, sim, nosso pudim de cerveja ficou com sabor de banana, o álcool se fez presente levemente no sabor e aroma, nada que prejudicasse a receita.

Bom apetite!

#CervejaeSobremesas #PaulanerDunkel #PudimdeCerveja

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014