• Maria da Hora

Qual a importância da logística para o meio cervejeiro?

Já parou para pensar no percurso que a cerveja faz para chegar na sua casa ou até mesmo em alguns estabelecimentos? A maioria dos consumidores desconhecem a logística de bebidas, estrategicamente preparada para fazer com que essas bebidas cheguem até você, o consumidor.


É por meio da logística que as empresas movimentam as mercadorias resultantes do seu processo produtivo, escoando-as até os centros de distribuição e aos mercados consumidores por diferentes modais como o ferroviário, hidroviário, rodoviário, aeroviário.


Independentemente do tamanho da sua empresa, você precisa se preocupar com uma série de fatores para manter o fluxo das atividades, começando com um planejamento estratégico bem estruturado e ter uma equipe financeira alinhada para enfrentar momentos de crise econômica, contar com uma boa gestão logística deve ser uma das prioridades para lidar com a compra de produtos, o armazenamento e também a distribuição das mercadorias.



A pandemia do Covid-19, por exemplo, é um contexto desafiador para as empresas. Os gestores precisaram se adaptar, adotando medidas que colaborem para o aumento do faturamento e a redução dos custos, de forma que os negócios sejam impactados de uma maneira menos agressiva, para continuar se destacando no mercado.


O desafio da logística de bebidas consiste em diminuir o intervalo entre a produção e a demanda, fazendo com que encontre maneiras de aperfeiçoar e reduzir distâncias entre o processo produtivo e o consumidor final, fazendo com que a logística desenvolva alguns benefícios como, gestão 360° onde é possível visualizar todas as etapas envolvidas na cadeia, desde a armazenagem até a entrega ao cliente final, além do ganho de agilidade e eficiência, uma vez que os processos serão desenvolvidos de forma mais eficaz, contribuindo para que os profissionais identifiquem falhas e façam a correção a tempo.


Para ter uma boa relação entre gestão logística e lucratividade é preciso:

  • Dar atenção à eficácia dos processos;

  • Melhorar o controle de estoque;

  • Prever a demanda;

  • Ter um bom relacionamento com os fornecedores;

  • Focar na satisfação do cliente;

  • Automatizar as operações

Em resumo, providenciar a bebida correta, no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada ao menor custo possível é o que toda indústria de bebidas deseja, assim como o consumidor final.

Entretanto, isso só é alcançado através da administração adequada das atividades-chave da logística de bebidas — transportes, manutenção de estoques, processamento de pedido e de várias atividades de apoio adicionais, por isso é sempre importante contatar um profissional para buscar soluções para sua empresa.

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014