Receita de pão com cerveja: #1 – Blond Sourdough

Na Inglaterra, os irmãos Tom e Henry Herbert, conhecidos como “The Fabulous Baker Brothers”, embarcaram nessa missão. Durante um mês e meio, eles trabalharam desenvolvendo seis receitas de pães inéditas – cada uma inspirada em uma cerveja. “Quando nos convidaram para esse projeto, a gente demorou uns 40 segundos para aceitar”, brinca Henry. “Nós amamos cerveja e amamos pão, então este é o trabalho dos sonhos”. O resultado foi apresentado ao público na Beer Bakery, uma padaria temporária em Londres onde os clientes experimentaram as combinações perfeitas.

Sourdough é um pão bonito e versátil, perfeito para fazer sanduíches ou servir com queijo. Os irmãos usaram como base uma receita de 60 anos de família que ainda é usada todos os dias na padaria deles. Você pode fazer a sua própria combinando farinha de centeio orgânica e a mesma quantidade de água num pote de vidro e deixar descansando por alguns dias. Depois de uns dois dias, sua base deve começar a borbulhar.  Neste ponto você adiciona mais farinha e água e deixa de novo por mais alguns dias Quando a base começar a crescer de novo, está pronta para o uso. Você pode manter essa base na geladeira por um bom tempo, desde que continue “alimentando-a” com os passos acima. Esta receita cai muito bem com um copo de Leffe Blond gelada e petiscos de queijos e carnes.

Receita de pão com cerveja: #1 – Blond Sourdough


Ingredientes: 300gr de farinha branca para pão 5gr de cevada maltada 2 colheres pequenas de sal 75gr de base de farinha 260ml de água

Modo de preparo:

1 – Coloque todos os ingredientes numa vasilha e misture até obter uma massa uniforme – não trabalhe muito a massa, é melhor que os ingredientes se mantenham frios. Mais ou menos 12 graus é o ideal. 2 – Depois de misturados, deixe em temperatura ambiente por 12 horas para fermentar. 3 – Depois de 12 horas, retire a massa e molde em formato de pão já antes de colocá-la no centro de uma forma grande. 4 – Deixe descansar em um lugar aquecido por 2-4 horas, até que crescer. 5 – Pré-aqueça o forno em 230 graus antes de colocar o pão para assar. Respingar água na bandeja do forno forma um vapor que ajuda a criar uma casca crocante no seu pão. 6 – Asse por 25 minutos, então retire o pão do forno e coloque em uma superfície fria. Aproveite!

#BelgianBlondAle #Receitadepãocomcerveja #Sourdough

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014