Releitura do clássico Maiden's Blush (No. 2) com cerveja

Este coquetel pode ser encontrado na edição de 1930 de Harry Craddock, do Savoy Cocktail Book, mas como a maioria das bebidas naquele lendário compêndio, a receita se originou em outro lugar. Uma impressão em inglês pode ser encontrada no livro de 1902 Recipes of American and Other Iced Drinks, mas se alguém estiver disposto a ler um pouco de francês, uma versão pode ser encontrada em 1896 no livro "Bariana". Embora não desatualize as bebidas azedas extremamente antigas, como o brandy crusta e o sherry cobbler, o Maiden´s Blush certamente chega bem no início da história do estilo e emprega uma combinação selvagem de ingredientes que eram bastante progressivos para a época.


A bebida tem uma vibe distinta da virada do século e nos lembra um pouco do corpse reviver 2 com sua combinação de gim, limão e absinto. O uso do xarope de framboesa faz lembrar o excelente clover club, uma afinidade que também transparece desta bebida. O sabor é refrescante e frutado do absinto. O aroma lembra a erva-doce e o sabor vivo e ácido na ponta da língua, seguido por sabores mais profundos e frutados. O absinto e a framboesa permanecem juntos por um longo tempo após o gole. É complexo, um pouco confuso e genuinamente diferente de qualquer outra bebida.


Fornecemos uma receita simples, porém, feita com cerveja. Se você não quiser fazer um xarope de framboesa, boas variedades pré-fabricadas podem ser adquiridas em estabelecimentos de bebidas mais finas. Como acontece com quase qualquer bebida que o solicite, o uso de absinto deve ser ponderado e medido. Considere sua seleção de garrafas antes de decidir sobre a quantidade adequada e sempre comece com poucas doses. Se você não tem absinto, o pastis pode ser usado como substituto. Gostamos desta bebida com um pequeno toque de fruta cítrica, por isso recriamos com uma cerveja do estilo catharina sour, mas, com um toque de framboesa.


Receita


7,5ml de xarope de framboesa

30ml de cerveja estilo Catharina Sour (escolha a fruta da sua preferência)

5ml Absinsto Blanche

50ml Old Tom Gim


Preparo

Combine o gim, o xarope e o absinto e agite;

Coe em um copo e misture com a cerveja, usando uma bailarina;

Sirva em uma taça e decore com a fruta da cerveja escolhida ou com um zest de limão;


©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014