• Maria da Hora

Resenha de livro - Cerveja e Gastronomia

Se você acompanhou e gostou da resenha sobre o livro Cerveja e Comida, provavelmente você também irá gostar do livro Cerveja e Gastronomia e se você ainda estiver pensando: "Ah, mas não é a mesma coisa?" preciso discordar e dizer que podem ter conteúdos similares, mas estão longe de serem a "mesma coisa".


Com o título original Beer and Food, publicado originalmente nos Estados Unidos, em 2014 pela Dog 'n' Bone Books e no Brasil a 1ª edição foi lançada em 2017 pela Publifolha, São Paulo.



O livro Cerveja e Gastronomia possui uma excelente ilustração, uma linguagem de fácil compreensão e muitas dicas, que dá para fazer uma harmonização por dia, durante vários dias dessa quarentena, ele é divido em quatro capítulos, sendo que o primeiro faz um compilado sobre a história da cerveja, como ela é produzida, ingredientes básicos, terminologia da cerveja como cor, IBU, ABV, retrogosto, etc, explica também como servir a cerveja, passando pelos princípios da harmonização e os três Es (elo, equilíbrio e estímulo) da relação cerveja e comida.


No segundo capítulo, o tema é voltado para os estilos, nele você encontra uma roda de sabores para ajudar entender de onde vem os aromas e sabores, cada página possui uma tag com dicas de elo, estímulo, equilíbrio e até mesmo que tipo de comida deve-se evitar com determinado estilo.



O terceiro capítulo traz as ideias de harmonizações que agrada todos os gostos, inclusive para quem ama comida vegetariana. As dicas vão do café da manhã até o jantar, traz dicas básicas para harmonizar como fast-food e petisco de bar, como também os pratos mais elaborados. Nesse capítulo você também passa a entender sobre os sabores de cada país, como por exemplo, Índia, Japão, África, Europa e claro que não poderia faltar o nosso continente, América do Sul.


Por fim, o quarto capítulo o autor traz 40 receitas, incluindo molhos e sobremesas, onde o ingrediente principal é a cerveja, mas não pense que é só adicionar a cerveja durante a elaboração do prato, pelo contrário, há regras que também estão presentes nesse capítulo.


Sobre o autor


Mark Dredge escreve livros, revistas e para sites sobre cerveja, ganhou vários prêmios incluindo o British Guild of Beer Writers Beer and Travel Writer of the Year e Beer and Food Writer of the Year em 2016. Além de escrever, ele faz treinamentos e trabalha com educação de cerveja, eventos sobre cerveja e comida, palestras e consultoria, já trabalhou com a Camden Town Brewery, Byron Hamburgers, Barworks, The Diner, Pint Shop e Pilsner Urquell. Caso queira conhecer mais sobre o trabalho do autor, acesse o site, Mark Dredge - Beer About Me.



Título: Cerveja e Gastronomia

Subtítulo: Harmonização das melhores cervejas do mundo com pratos deliciosos

Autor: Mark Dredge

Ilustrador: Nicholas John Frith Tradutora: Rosane Albert

Editora: Publifolha

Edição: 1a. edição, 2016

Idioma: Português

Número de páginas: 208 páginas

Especificação: Capa dura

ISBN: 978-85-68684-64-1

Valor: R$ 53,92


Com toda certeza essa é uma excelente opção de presente para aquele seu/sua amigo (a) que gosta de cozinhar e não dispensa uma boa cerveja.


©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014