Restaurante em Bangkok se inspira no ato de servir uma cerveja em sua arquitetura

Se o ato de servir uma cerveja pode, para algumas pessoas, representar um alívio de fim de expediente, para outras serviu de inspiração para um projeto ousado de um novo restaurante na cidade de Bangkok, na Tailândia.

Moderno e aconchegante, o Spice & Barley foi projetado de maneira a unir técnicas modernas de design a práticas ancestrais de construção utilizadas no país. Não é à toa que os arquitetos responsáveis projetaram as estruturas usando tecnologia de modelagem digital paramétrica, mas construíram todas as imensas colunas de rattan – material feito de plantas que costuma ser usado para criar cestos trançados vendidos para turistas que visitam o país.


Foi a partir da estreita relação entre tecnologia e artesanato que o restaurante foi projetado com softwares de ponta para gerar novas formas de construção. O resultado é um lugar que combina com o ambiente em que ele está inserido, ao mesmo tempo que com a era da informação e da tecnologia.

Mas a ideia da estrutura inusitada não é apenas fazer uma homenagem à cerveja, como também esconder aparelhos feios que podem poluir o ambiente. É atrás desta estrutura superdimensionada, que ficam o ar-condicionado e distribuidores de cerveja.


Tipicamente asiático, os clientes também se deparam com belos retratos em preto e branco, que contam a história das donas do empreendimento. As irmãs May, Zaza e Fei deixaram sua casa em Sichuan para seguir diferentes caminhos na vida, mas se reencontraram anos depois para construir seu próprio restaurante.


As colunas de rattan que saem do chão e se espalham pelo teto denunciam: para inovar, é preciso ousar!



©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014