• Maria da Hora

Resenha de livro - Cerveja feita em casa

Atualizado: Jul 6

Há quem ainda acredita que, fazer cerveja é algo exclusivo das cervejarias, mas se você seguir corretamente cada etapa com cuidado terá um resultado fantástico e verá que é possível sim, fazer sua própria cerveja e o melhor, em casa.


Ao ler o livro Cerveja feita em casa, você encontrará várias etapas para produzir uma cerveja artesanal, sem contar que, ele é bem prático e didático, realmente você aprende o passo a passo pra produzir os mais variados tipos de cerveja.


O autor não só ensina como produzir cervejas, mas também estimula o leitor com as seguintes frases: “Produzir cerveja com um kit não é muito mais difícil do que preparar uma refeição…” e complementa com “…É com prazer que informo que, com um pouco de dedicação, não é tão difícil produzir cervejas de nível profissional e sob medida”.


No decorrer do livro você encontrará a base que é, um breve histórico sobre a cerveja e todos os ingredientes com quadro comparativo, após isso o livro avança para os primeiros passos: qual tipo de cerveja quer criar, método que vai usar, fornecedores, onde vai produzir, os equipamentos necessários e não menos importante, os três métodos de produção de cervejas que você poderá escolher:

Método 1 – com o kit – o modo mais simples, o mosto é preparado previamente por um produtor de malte que o desidrata, em casa você irá reidratar com água e acrescentar a levedura.

Método 2 – com extrato de malte – você deverá acrescentar extrato de malte (não lupulado), em forma líquida ou desidratada, à água e fervê-lo com o lúpulo, acrescentado em intervalos. O mosto então é resfriado para que possa ser fermentado.

Método 3 – All-Grain–  é a técnica usada nas cervejarias, que possui três processos chave: brassagem, sparge e a fervura.


E assim finaliza a primeira parte do livro, com as dicas de preparo da cerveja e o autor explicando sobre o processo de trasfega (quando a bebida é transferida para barris ou garrafas), do armazenamento e da rotulagem das cervejas.


Na segunda e última parte do livro o autor apresenta os tipos de cerveja - Ales, Lagers, cervejas de trigo e os estilos mistos, juntamente com suas respectivas receitas.



Sobre o Autor:


Greg Hughes é um excelente cervejeiro caseiro, coproprietário e fundador da BrewUK, um dos maiores varejistas on-line de cerveja artesanal. Especialista na produção de vários estilos de ale, ele também organiza competições no Reino Unido e incentiva os cervejeiros artesanais a melhorar sua habilidade.


Autor: Greg Hughes

Tradução: Rosane Albert

Área: Culinária

Editora: Publifolha

Formato: 20 cm x 24 cm

Páginas: 224

Acabamento: Capa dura

ISBN: 978-85-7914-533-9

Preço: R$64,72

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014