SM propõe uma cerveja para cada perfil das consumidoras

O site Supermercado Moderno lançou um artigo indicando uma maneira um tanto interessante para incentivar as vendas de cervejas artesanais entre o público feminino, o exercício propõe uma brincadeira com o tipo de cerveja que mais combinaria com o estilo de vida de cada mulher, e assim, ajudar a vender mais, além de agradar a consumidora por ser uma ação bastante simpática e divertida. É provável que trabalhar essa ideia para o Dia Internacional da Mulher, que acontece na próxima terça-feira (08/03), fique difícil, mas ela pode ser aproveitada para o Dia das Mães, que acontece no segundo domingo de maio. Além disso, nada impede que você implemente ações como essa em qualquer período do ano.

Mercado de Cervejas Artesanais / Imagem: Reprodução


A ideia é bastante simples. Confira abaixo a matéria publicada pelo site, onde a proposta indica os estilos de cervejas que mais combinam com o perfil das consumidoras, segundo Joyce Oliveira, sommelier de cerveja e docente da Academia Barbante de Cerveja. Você poderá espalhar pela seção de cervejas especiais cartazes com essas combinações. Uma opção é agrupar os estilos de cervejas e colocar um cartaz dizendo, por exemplo: “Se você é uma mulher moderna, que sabe lidar com tecnologias, experimente este tipo de cerveja”. Convém ainda dar algumas explicações sobre as características da versão da bebida que está sendo sugerida. Isso pode ser feito em cartazes, panfletos ou ainda por meio de funcionários treinados para essa tarefa. O importante é não deixar passar em branco a oportunidade. Conheça abaixo as combinações entre estilos de cerveja e de perfil da mulher, segundo Joyce Oliveira.

Mulheres românticas

Se a consumidora possui delicadeza, aprecia sutilezas e se encanta com as coisas que exploram os sentidos, é possível indicar uma cerveja com aroma frutado e nuances florais, com toque cítrico, leveza e cremosidade na boca, além de frescor. Um tipo de cerveja que atende esse paladar é a Witbier, segundo a sommerlier de cervejas Joyce.

Mulheres modernas

Elas valorizam tudo o que é associado à praticidade e dominam recursos tecnológicos. Também experimentam os prazeres da vida mesmo com uma agenda cheia e buscam equilíbrio. Para elas, Joyce recomenda uma bebida como a Imperial Stout, cujo estilo é mais robusto. É rica em aromas e sabores de malte tostado, frutas secas e doce-amargo, lembrando toffee, chocolate amargo, cacau e café expresso.

Mulher elegante

Sem exageros, essa consumidora é assertiva adotando uma postura gentil e também discreta. A recomendação é uma cerveja que ofereça equilíbrio em seus aromas e sabores. A indicação é Saison/Farmhouse, que também tem como característica a discrição, porém com sabor marcante.

Mulher esportista

Focada na saúde e na aparência, ela poderá apreciar a cerveja do tipo German Weissbier, que age como um isotônico, segundo a sommelier Joyce. Trata-se de uma bebida sem álcool, mas, ao mesmo tempo, confere prazer ao ser degustada. Possui apenas 25 quilocalorias para cada 100 ml.

Mulher sexy

Com forte apelo estético, essa mulher pode gostar de texturas, sabores adocicados equilibrados com uma boa dose de acidez. A sugestão fica por conta de cervejas à base de frutas vermelhas, como Fruit Lambic, Kriek, Framboise ou Cassis.

Mulher clássica

Essa consumidora não se deixa levar, ela respeita as tradições. Joyce recomenda que elas experimentem cervejas como a Pilsner, que pertence à escola alemã e é muito tradicional.

Esta brincadeira é apenas um exercício que pode auxiliar nas vendas e até mesmo ajudar na escolha da cerveja certa para suas clientes, porém, há casos em que a cliente se considere dentro de um perfil, mas seu paladar poderá preferir uma outra cerveja ou então, poderá preferir várias outras combinações de cervejas.

Fonte: SM

#DiadasMães #DiaInternacionaldaMulher

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014